Open-access Educação em saúde: efetividade das intervenções em pacientes com insuficiência cardíaca

RESUMO

Objetivos:  Avaliar a efetividade das intervenções NIC “Ensino: Processo de Doença”, “Educação em Saúde” e “Cuidados Cardíacos” na melhora de resultados NOC em indivíduos com Insuficiência Cardíaca (IC), e o Diagnóstico de Enfermagem (DE) “Controle Ineficaz da Saúde”.

Métodos:  Coorte retrospectivo, conduzido num ambulatório de enfermagem de Educação em Saúde. Foram incluídos 14 pacientes com IC acompanhados durante um ano em seis consultas presenciais bimestrais. A efetividade das intervenções foi verificada por meio da mudança dos escores dos resultados por meio dos Testes Não-Paramétricos de Friedman e Análise de Variância Não-Paramétrica para medidas repetidas. O nível de significância adotado foi de 5%.

Resultados:  As intervenções foram implementadas nas consultas com variação das atividades. Houve melhora significativa dos escores dos resultados até a quarta consulta (p<0,001).

Conclusões:  As intervenções foram efetivas na melhora dos resultados em pacientes com IC e no Controle Ineficaz da Saúde.

Descritores: Educação em Saúde; Educação em Enfermagem; Efetividade; Insuficiência Cardíaca; Diagnóstico de Enfermagem

location_on
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro