RESUMO
Objetivos: desenvolver e avaliar o Serious Game e-Baby Família junto aos pais de bebês prematuros.
Métodos: estudo metodológico quanto ao desenvolvimento do serious game, com design participativo na definição do escopo, partindo-se das necessidades de aprendizagem dos pais sobre os cuidados com o bebê prematuro. Abordagem qualitativa na etapa de avaliação junto aos pais, com análise de conteúdo das falas dos oito participantes.
Resultados: na avaliação, emergiram as categorias: Aparência realística do cenário virtual e conteúdo do jogo e Implicações da jogabilidade para o uso do e-Baby Família. O jogo foi avaliado satisfatoriamente com relação ao conteúdo, aparência e dinâmica de uso, motivando os participantes ao aprendizado.
Considerações Finais: no contexto da prematuridade enquanto problema de saúde pública no Brasil e da necessidade de fortalecimento da educação em saúde das famílias para o cuidado, o serious game foi avaliado como motivador e adequado para a aprendizagem em saúde.
Descritores: Enfermagem Neonatal; Tecnologia Educacional; Recém-Nascido Prematuro; Família; Educação em Saúde