RESUMO
Objetivos: analisar os processos de prática e construção do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor novato, na educação de nível médio em enfermagem.
Métodos: estudo de casos coletivos com abordagem qualitativa. Coleta de dados com entrevista biográfica, observação não participante de sessões e entrevista em grupo. Com os resultados interpretados à luz do referencial teórico de Shulman, a análise de conteúdo possibilitou a criação da categoria Manifestação do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo.
Resultados: predomínio de práticas tradicionais de ensino, com tentativa de posturas mais flexíveis, com conhecimento pedagógico e estímulo à reflexão discente.
Considerações Finais: a transição do modelo tradicional para um ensino dialógico (com protagonismo do aluno) evidencia o processo de expansão do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; como aprendizado na e sobre a própria prática, buscando o fortalecimento dos saberes docentes, evidenciou-se manifestação de pensamento reflexivo, com percepção da profissionalização do ensino.
Descritores: Docentes de Enfermagem; Prática do Docente de Enfermagem; Educação Técnica em Enfermagem; Pesquisa em Educação de Enfermagem; Enfermagem