Open-access Influência do contexto social na manutenção do tabagismo em gestantes

RESUMO

Objetivo:  conhecer as relações sociais e familiares de gestantes e analisar sua influência na manutenção do tabagismo, durante a gestação.

Método:  trata-se de um estudo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa, que teve como sujeitos 10 gestantes tabagistas. Os dados foram coletados de janeiro a março/2015, por meio de entrevistas, e organizados em representações gráficas do genograma/ecomapa e unidades de discurso.

Resultados:  as gestantes tinham baixa escolaridade, precária inserção no mercado de trabalho e relações de grande dependência da família. O consumo do tabaco integra o ambiente familiar e é encarado com naturalidade no meio sociocultural. Na assistência pré-natal, constatou-se inexistência de uma intervenção coordenada e longitudinal para a cessação do tabagismo.

Conclusão:  a cessação do tabagismo sofre forte influência do meio social, sendo a família um importante componente dessa rede. Nesse sentido, as estratégias para abordagem do tabagismo devem possibilitar uma reflexão das normas e regras da família.

Descritores: Tabagismo; Gestantes; Enfermagem; Atenção Primária à Saúde; Rede Social

location_on
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro