RESUMO
Objetivo: Compreender a identidade profissional do enfermeiro a partir de uma perspectiva vigotskiana e depreender suas implicações no processo de formação dos alunos de enfermagem.
Métodos: Estudo teórico-reflexivo, baseado na abordagem histórico-cultural de Lev Seminovich Vigotski.
Resultados: A perspectiva de desenvolvimento cultural humano defendida por Vigotski pode alicerçar uma compreensão de identidade profissional do enfermeiro como uma complexa construção psicológica, a qual leva em conta tanto os elementos do solo histórico-cultural que circunscrevem a profissão e o sujeito quanto o conjunto de funções psicológicas, desenvolvido pelo sujeito nas relações pessoais e profissionais.
Considerações finais: A formação da identidade profissional passa, necessariamente, pelas relações sociais que se dão no processo formativo e que colocam o professor enfermeiro em relevo na condução da aprendizagem, resultando não apenas nas apropriações de atributos e códigos, mas também no desenvolvimento psicológico dos estudantes.
Descritores: Construção Social da Identidade; Enfermeiras e Enfermeiros; Identificação; Estudantes de Enfermagem; Pesquisa em Educação de Enfermagem