Open-access Associação da capacidade funcional e violência em idosos comunitários

RESUMO

Objetivo:  Analisar a relação da capacidade funcional de idosos comunitários com as características sociodemográficas e de violência.

Métodos:  Estudo epidemiológico transversal, do tipo analítico, com 159 idosos. Para coleta dos dados, utilizaram-se um questionário para caracterização sociodemográfica; a escala de Katz, de Lawton e Brody; um questionário adaptado da rede FIBRA; e a Conflict Tactics Scales, analisados mediante estatística descritiva e inferencial por meio do teste qui-quadrado de Pearson, teste exato de Fisher e modelos de regressão logística múltipla.

Resultados:  Observou-se que as variáveis sociodemográficas influenciam a prevalência da dependência funcional para as atividades básicas da vida diária e redução nas atividades avançadas em idosos com violência psicológica e física.

Conclusão:  A dependência de idosos para atividades básicas e intermediárias relaciona-se com características como idade avançada, exercício laboral e saber ler e escrever. A dependência funcional dos participantes pode favorecer desfechos violentos, sejam eles físicos, sejam psicológicos.

Descritores: Idoso; Violência; Maus-Tratos ao Idoso; Atividades Cotidianas; Enfermagem Geriátrica

location_on
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro