NECESSIDADE PSICOBIOLÓGICA - OXIGENAÇÃO
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Risco de função do sistema respiratório prejudicado |
Agendar consulta de acompanhamento; Avaliar se o lactente está alerta, ativo, fatigado, cianótico, com dificuldade inspiratória, expiratória, gemido expiratório; Encaminhar para consulta com profissional médico; Identificar a presença de tosse e suas características, congestão nasal, febre acima de 38ºC, vômitos, diarreia, dor abdominal; Realizar ausculta pulmonar; Solicitar o acompanhamento da família pelo Agente Comunitário de Saúde. |
NECESSIDADE PSICOBIOLÓGICA - NUTRIÇÃO
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Amamentação eficaz Amamentação exclusiva Amamentação interrompida Amamentação prejudicada |
Agendar consulta de acompanhamento ou subsequente; Auxiliar na ordenha manual das mamas da mãe; Auxiliar para pega correta do lactente no seio da mãe; Avaliar a posição da mãe e do lactente durante a amamentação; Avaliar ganho de peso; |
Comportamento alimentar infantil (eficaz/prejudicado) Conhecimento da mãe/pai/cuidador sobre alimentação infantil (prejudicado/melhorado) Dificuldade para amamentar Falta de conhecimento da mãe/pai/cuidador sobre alimentação infantil Falta de conhecimento da mãe/pai/cuidador sobre amamentação |
Avaliar relações interpessoais entre mãe/pai/cuidador e lactente durante a amamentação; Demonstrar diferentes posições para a amamentação; Demonstrar técnica de ordenha manual das mamas; Encaminhar a mãe para consulta com profissional médico; Encaminhar o lactente para consulta com profissional médico; Encorajar amamentação exclusiva até o 6º mês; Esclarecer dúvidas da mãe/pai/cuidador sobre a amamentação; Estimular a amamentação em livre demanda; Examinar as mamas da mãe; Orientar para manter o sutiã limpo e seco; Orientar a mãe a expor as mamas ao sol, antes das 10h e após as 16h, por 10 minutos; Orientar a importância e os benefícios do aleitamento materno; Orientar a mãe sobre a importância de esgotar a mama antes de oferecer a outra e na amamentação seguinte começar pela última mama ofertada; Orientar a mãe/pai/cuidador sobre a composição do leite materno; Posicionar corretamente o lactente; Realizar compressa e banho morno nas mamas da mãe; Realizar ordenha manual das mamas sempre que necessário; Realizar visita domiciliar pela equipe de saúde; Realizar aferição das medidas antropométricas; Solicitar o acompanhamento da família pelo Agente Comunitário de Saúde. |
Deglutição alterada (refluxo) (leve, moderada, severa) Deglutição melhorada (leve, moderada) Deglutição normal |
Agendar consulta de acompanhamento ou subsequente; Avaliar o desenvolvimento e o ganho de peso do lactente; Encaminhar para consulta com o profissional médico; Encaminhar para o nutricionista; Orientar não utilizar roupas apertadas no lactente e desencorajar o uso da faixa umbilical; Orientar não chacoalhar o lactente enquanto amamenta e após amamentar; Orientar que a troca de fraldas, quando necessário, seja realizada antes das mamadas, evitando deitar o lactente logo após a amamentação; Orientar mãe/pai/cuidador sobre o refluxo fisiológico e a doença do refluxo gastroesofágico; Posicionar o lactente em decúbito dorsal para dormir; Posicionar o lactente com a cabeça elevada após a mamada por 20 minutos ou até eructação; |
NECESSIDADE PSICOBIOLÓGICA - ELIMINAÇÃO
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Risco de diarreia Risco de função do sistema gastrointestinal prejudicada |
Agendar retorno para reavaliação; Avaliar hábitos intestinais do lactente; Avaliar sinais de desidratação: umidade das mucosas, turgor e elasticidade cutânea, presença de lágrimas e diurese, olhos encovados e fontanelas deprimidas; Encaminhar para consulta com o profissional médico; Identificar a duração, frequência, intensidade, aspecto, consistência e odor das fezes; Identificar a quantidade e o tipo de líquidos ou alimentos ingeridos; Orientar a reposição de líquidos e eletrólitos por meio da Terapia de Reidratação Oral (TRO); Solicitar o acompanhamento da família pelo Agente Comunitário de Saúde. |
NECESSIDADE PSICOBIOLÓGICA - SONO E REPOUSO
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Risco de morte súbita infantil Sono adequado Sono prejudicado |
Agendar consulta de acompanhamento ou subsequente; Orientar para que o lactente durma em decúbito dorsal, mesmo os que tenham refluxo gastroesofágico, com os pés encostados na borda inferior do berço; Orientar para que o colchão seja firme e do tamanho do berço; Orientar para que o assento de segurança do automóvel e carrinho não sejam usados para o sono regular; Orientar para que a cama não seja compartilhada com os pais; Orientar para a relação da morte súbita e os hábitos de tabagismo da mãe, bem como o uso de drogas e álcool; Reforçar o aleitamento materno; Utilizar apenas um lençol para cobrir o lactente, não cobrindo sua cabeça e usar roupas para seu aquecimento. |
NECESSIDADE PSICOBIOLÓGICA - CUIDADO CORPORAL
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Capacidade da mãe/pai/cuidador para executar o cuidado melhorado Conhecimento da mãe/pai/cuidador sobre higiene corporal do lactente melhorado Conhecimento da mãe/pai/cuidador sobre higiene oral melhorado Falta de conhecimento da mãe/pai/cuidador sobre cuidados com lactente Falta de conhecimento da mãe/pai/cuidador sobre higiene oral Higiene (prejudicada/melhorada) Integridade da pele melhorada Risco de capacidade da mãe/pai/cuidador para executar o cuidado prejudicado Risco de integridade da pele prejudicada |
Agendar consulta de acompanhamento ou subsequente; Avaliar integridade da pele; Avaliar o estado de higiene; Demonstrar técnica para realizar higiene corporal, oral e da região genital, Incentivar a higiene corporal e oral; Orientar a mãe/pai/cuidador sobre a importância da higiene corporal e oral; Orientar a mãe/pai/cuidador para o uso de roupas adequadas a temperatura do ambiente; Realizar higiene da região genital a cada troca de fralda; Realizar higiene oral do lactente, das gengivas e língua, e após erupção dos incisivos, no mínimo uma vez ao dia; Realizar visita domiciliar pela equipe de saúde; Solicitar o acompanhamento da família pelo Agente Comunitário de Saúde; Trocar a fralda após evacuações e sempre que necessário. |
NECESSIDADE PSICOBIOLÓGICA - INTEGRIDADE CUTANEOMUCOSA
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Candidíase oral (leve, moderada, severa) Candidíase oral melhorada Conhecimento da mãe/pai/cuidador sobre candidíase adequado Falta de conhecimento da mãe/pai/cuidador sobre candidíase Integridade da mucosa oral melhorada Risco de integridade da mucosa oral prejudicada |
Agendar retorno para reavaliação; Avaliar cavidade oral; Avaliar mamas e mamilos da mãe; Demonstrar técnica para realização da higiene oral; Incentivar a higienização da cavidade oral para promover a limpeza, massagear a gengiva e acostumar o lactente à manipulação da boca; Orientar a mãe a evitar o uso de absorventes no seio; Orientar a mãe a higienizar as mamas após as mamadas; Orientar a mãe/pai/cuidador a realizar higiene oral do lactente após as mamadas; Orientar a mãe/pai/cuidador sobre os prejuízos do uso da chupeta e da mamadeira; Orientar mãe/pai/cuidador a higienizar a mamadeira, chupetas e brinquedos que entram em contato com a boca do lactente; Orientar cuidados com a saúde bucal do lactente; Prescrever medicação para o lactente conforme Protocolo institucional; Prescrever medicação para aplicação nos seios da mãe após higiene das mamas seguindo o Protocolo institucional. |
Eritema de calor (leve, moderado, severo) Eritema de calor melhorado Conhecimento da mãe/pai/cuidador sobre eritema de calor adequado Falta de conhecimento da mãe/pai/cuidador sobre eritema de calor Integridade da pele melhorada Risco de integridade da pele prejudicada Eritema de fralda (leve, moderado, severo) Eritema de fralda melhorado Conhecimento da mãe/pai/cuidador sobre eritema de fralda adequado |
Agendar consulta de acompanhamento ou subsequente; Aliviar o excesso de roupas; Avaliar integridade da pele, características da lesão e da pele ao seu entorno; Demonstrar técnica para realizar higiene íntima do lactente; Orientar a mãe/pai/cuidador para os cuidados com a lesão de pele; Evitar contato direto da pele do lactente com roupas de lã; Incentivar a higiene corporal; Orientar a mãe/pai/cuidador sobre a importância da higiene corporal; Orientar a mãe/pai/cuidador para o uso de roupas adequadas a temperatura do ambiente; Agendar consulta de acompanhamento ou subsequente; Avaliar integridade da pele; Avaliar características da lesão e da pele ao seu entorno; Demonstrar técnica para realizar higiene da região genital; |
Falta de conhecimento da mãe/pai/cuidador sobre eritema de fralda Integridade da pele melhorada Risco de integridade da pele prejudicada |
Encaminhar para consulta com o profissional médico; Evitar o uso de lenço umedecido; Incentivar a higiene corporal do lactente; Orientar a mãe/pai/cuidador para os cuidados com a lesão de pele; Orientar a mãe/pai/cuidador sobre a importância da higiene corporal; Orientar que a área afetada seja exposta ao sol (antes das 10h e depois das 16h), por 15 minutos; Realizar higiene da região genital a cada troca de fralda; Solicitar o acompanhamento da família pelo Agente Comunitário de Saúde; Suspender o uso do produto de higiene causador do eritema; Trocar a fralda após evacuações e sempre que necessário; Trocar a marca da fralda; Utilizar produtos de higiene adequados para a idade. |
NECESSIDADE PSICOBIOLÓGICA - REGULAÇÃO TÉRMICA
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Febre Conhecimento da mãe/pai/cuidador sobre temperatura corporal adequado Falta de conhecimento da mãe/pai/cuidador sobre temperatura corporal Risco de termorregulação prejudicada Temperatura corporal normal Termorregulação eficaz Termorregulação prejudicada |
Agendar consulta de acompanhamento ou subsequente; Administrar antipirético de acordo com Protocolo institucional; Aplicar compressa de água em temperatura ambiente; Aliviar excesso de roupas; Consultar a mãe/pai/cuidador se o lactente tomou medicação para febre; Consultar a mãe/pai/cuidador qual medicação o lactente costuma tomar para febre; Encaminhar para consulta com o profissional médico; Monitorar e anotar a temperatura corporal; Orientar a mãe/pai/cuidador do lactente com temperatura acima de 38ºC a procurar serviço de saúde/emergência; Orientar a mãe/pai/cuidador sobre banho de aspersão; |
NECESSIDADE PSICOBIOLÓGICA - REGULAÇÃO NEUROLÓGIA
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Atividade psicomotora (prejudicada/melhorada) Capaz de socializar-se Comportamento infantil (desorganizado/organizado) Conhecimento da mãe/pai/cuidador sobre desenvolvimento infantil (melhorado/prejudicado) Desenvolvimento do lactente (melhorado/prejudicado) Desenvolvimento do recém-nascido (melhorado/prejudicado) Desenvolvimento infantil eficaz Falta de conhecimento da mãe/pai/cuidador sobre desenvolvimento infantil Risco de comportamento infantil desorganizado Risco de desenvolvimento do lactente prejudicado |
Agendar consulta de acompanhamento ou subsequente; Apoiar o papel dos pais como promotores do desenvolvimento infantil; Encaminhar para consulta com o profissional médico; Orientar a mãe/pai/cuidador sobre os estímulos necessários ao lactente por meio do uso de brinquedos e brincadeiras que possam estimular o desenvolvimento infantil (de acordo com a faixa etária); Orientar a mãe/pai/cuidador sobre a prevenção de acidentes domésticos; Orientar a mãe/pai/cuidador sobre os marcos do desenvolvimento infantil, de acordo com a faixa etária; Realizar a avaliação e anotação dos marcos do desenvolvimento infantil na Caderneta de Saúde da Criança; Verificar com a mãe/pai/cuidador o que acham e/ou percebem sobre o processo de desenvolvimento do lactente. |
NECESSIDADE PSICOBIOLÓGICA - REGULAÇÃO IMUNOLÓGICA
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Inflamação (leve, moderada, severa) Inflamação melhorada Adesão ao regime de imunização Integridade da pele melhorada Não adesão ao regime de imunização Risco de integridade da pele prejudicada |
Agendar consulta de acompanhamento ou subsequente; Avaliar integridade da pele; Avaliar características da lesão e da pele ao seu entorno; Encaminhar para consulta com o profissional médico; Incentivar a higiene corporal; Orientar a mãe/pai/cuidador sobre a importância da higiene corporal; Orientar sobre importância das vacinas e de manter o calendário vacinal em dia; Solicitar o acompanhamento da família pelo Agente Comunitário de Saúde; Usar tesoura ou cortador de unhas com ponta arredondada e de uso exclusivo do lactente para o corte das unhas; Usar roupas adequados à temperatura; Verificar a situação vacinal do lactente. |
Risco de infecção |
Agendar consulta de acompanhamento ou subsequente; Avaliar o estado de higiene corporal; Avaliar integridade da pele do coto umbilical; Demonstrar técnica para higiene do coto umbilical; Realizar higiene do coto umbilical com álcool 70% sempre que necessário; Manter o coto umbilical limpo e seco; Orientar a mãe/pai/cuidador sobre os cuidados básicos com o coto umbilical e higiene corporal; Orientar a mãe/pai/cuidador para não utilizar faixa umbilical e outros produtos no coto umbilical; Solicitar o acompanhamento da família pelo Agente Comunitário de Saúde. |
NECESSIDADE PSICOBIOLÓGICA - REGULAÇÃO CRESCIMENTO CELULAR
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Crescimento atrasado (ou Atraso do crescimento) Crescimento nos limites normais Risco de crescimento atrasado (ou de Atraso do crescimento) Risco de crescimento desproporcional |
Agendar consulta de acompanhamento ou subsequente; Realizar aferição dos parâmetros antropométricos: peso, estatura, perímetro cefálico, torácico e abdominal; Realizar avaliação do desenvolvimento ósseo, dentário e físico-motor; Registrar as informações na Caderneta de Saúde da Criança e avaliar os gráficos relacionados; Observar a amamentação ao seio materno (posição do bebê, pega, sucção e as mamas da mãe); Orientar a mãe/pai/cuidador para a rotina de consultas de puericultura; Verificar com a mãe/pai/cuidador o que acham e/ou percebem sobre o processo de crescimento do lactente. |
NECESSIDADE PSICOBIOLÓGICA - REGULAÇÃO VASCULAR
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Coloração da pele alterada (Icterícia - leve, moderada, severa) Coloração da pele normal Conhecimento da mãe/pai/cuidador sobre coloração da pele adequado Falta de conhecimento da mãe/pai/cuidador sobre coloração da pele |
Agendar consulta de acompanhamento ou subsequente; Aumentar a frequência da oferta de leite materno; Avaliar a localização e a intensidade da icterícia; Avaliar amamentação; Encaminhar para consulta com o profissional médico; Estimular a amamentação em livre demanda; Orientar a mãe/pai/cuidador sobre a icterícia; Realizar banho de sol com o lactente sem roupas, antes das 10h da manhã e após as 16h da tarde, por até 10 minutos; |
NECESSIDADE PSICOSSOCIAL - SEGURANÇA/AMOR
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Adaptação (melhorada/prejudicada) Ajustamento da mãe/pai/cuidador (melhorada/prejudicada) Ligação afetiva mãe/pai/cuidador-lactente (eficaz/prejudicada) Risco de ligação afetiva da mãe/pai/cuidador-lactente prejudicada |
Agendar consulta de acompanhamento ou subsequente; Encaminhar para o Assistente Social e/ou Psicólogo; Estimular a interação da mãe/pai/cuidador com o lactente; Identificar e prevenir a depressão pós-parto e encaminhar a mãe para tratamento, se necessário; Identificar famílias em situação de risco (abuso doméstico, dependência de álcool ou drogas, falta de suporte familiar, pais adolescentes com rede de apoio frágil, etc.); Orientar sobre a importância do desenvolvimento do vínculo afetivo entre mãe/pai/cuidador e lactente e sua relação com o crescimento e desenvolvimento adequados, construção da personalidade, relações afetivas e sociabilidade; Orientar a mãe/pai/cuidador sobre dúvidas em relação aos cuidados com o lactente; Promover o aleitamento materno e apoio para sua efetivação; Realizar visita domiciliar pela Equipe de Saúde; Solicitar o acompanhamento da família pelo Agente Comunitário de Saúde; Verificar a existência de dificuldades na adaptação da mãe/pai/cuidador em relação à chegada do lactente. |
NECESSIDADE PSICOSSOCIAL - PARTICIPAÇÃO/ATENÇÃO
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Conhecimento da mãe/pai/cuidador sobre parentalidade melhorado |
Agendar consulta de acompanhamento ou subsequente; Encaminhar para o Assistente Social e/ou Psicólogo; Estimular a interação da mãe/pai/cuidador com o lactente; |
Falta de conhecimento da mãe/pai/cuidador sobre parentalidade; Parentalidade (eficaz/prejudicada); Risco de parentalidade prejudicada |
Identificar famílias em situação de risco (abuso doméstico, dependência de álcool ou drogas, falta de suporte familiar, pais adolescentes com rede de apoio frágil, etc.); Promover a reflexão com a mãe/pai/cuidador sobre as relações familiares, demonstrando a importância para a maturação emocional do lactente; Realizar visita domiciliar pela Equipe de Saúde; Solicitar o acompanhamento da família pelo Agente Comunitário de Saúde. |