Open-access Uso de substâncias psicoativas em mulheres em tratamento ambulatorial

RESUMO

Objetivo:  caracterizar o perfil sociodemográficos e psiquiátrico de mulheres usuárias de substâncias psicoativas em tratamento para dependência química.

Método:  estudo descritivo de abordagem quantitativa realizado com mulheres atendidas em um Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e outras Drogas (CAPS ad) do interior paulista.

Resultados:  a amostra foi de 349 mulheres adultas, solteiras, baixa escolaridade e desempregadas, usuárias de álcool, cocaína, crack e tranquilizantes. Entre as consequências do uso incluem a síndrome de abstinência, overdose, sintomas depressivos e suicidas. A maioria foi encaminhada para o tratamento pela família ou serviços de saúde. Quase 20% dessas mulheres já havia iniciado tratamentos anteriormente.

Conclusão:  Os resultados sugerem acentuada morbidade e elevados níveis de vulnerabilidade psicossocial, que requerem investigação minuciosa na admissão da usuária, além de danos associados ao uso, sintomas de abstinência e sintomas depressivos.

Descritores: Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Saúde da Mulher; Perfil de Saúde; Assistência Ambulatorial; Saúde Mental

location_on
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro