Artigo |
The Effectiveness of Computerized Cognitive Rehabilitation Training Program in Improving Cognitive Abilities of Schizophrenia Clients
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Cognitive remediation in schizophrenia: efficacy and effectiveness in patients with early versus long-term course of illness
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Feasibility and preliminary efficacy of remotely delivering cognitive training to people with schizophrenia using tablets
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Autor, Ano, País |
Mohammadi, M; Keshavarzi, Z. & Talepasand, S. (2014)(11). Irã. |
Bowie, C.; Grossman, M.; Gupta, M.; Oyewumi, L. & Harvey, P. (2014)(12). EUA e Canadá. |
Biagianti, B., Fisher, M., Howard, L., Rowlands, A., Vinogradov, S. & Woolley, J. (2017)(13). EUA. |
Contexto e amostra |
15 pessoas com diagnóstico de esquizofrenia, clinicamente estáveis, acompanhadas em contexto ambulatório. |
39 pessoas com diagnóstico de esquizofrenia ou perturbação esquizoafetiva, acompanhadas em tratamento ambulatório de psiquiatria, das quais 12 apresentam early-coursepsychosis e 27 têm long-term course.
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79 pessoas com diagnóstico de esquizofrenia, acompanhadas em centros comunitários de saúde mental. |
Objetivo(s) do estudo |
Avaliar a efetividade de um programa computorizado de reabilitação cognitiva na melhoria das habilidades cognitivas das pessoas com esquizofrenia. |
Distinguir a efetividade da remediação cognitiva entre pessoas com doença com menos de 5 anos (early-course of illness) e pessoas com mais de 15 anos (long-term) com esquizofrenia. |
Investigar se existem diferenças nos ganhos cognitivos entre as pessoas com esquizofrenia que realizaram treino cognitivo no computador e as que realizaram nos iPads, e se é viável o treino realizado a partir destes aparelhos. |
Momentos e instrumentos de avaliação (escalas) |
Realizada avaliação em quatro momentos: antes do programa, imediatamente depois, um mês e três meses depois (follow up). » Avaliação dos Sintomas: Positive and Negative Syndrome Scale (PANSS); » Avaliação neuropsicológica: Continuous Performance Test Identical Pair Version (CPTIP); » Função cognitiva: Revised Wechsler Adult Intelligence Scale (WAIS) e Prospective and Retrospective Memory Questionnaire (PRMQ). |
Realização da avaliação em dois momentos: antes do programa e uma (1) semana após o término do programa. » Cognição: Brief Assessment of Cognition in Schizophrenia; » Sintomas clínicos: Positive and Negative Syndrome Scale (PANSS); » Avaliação das competências: Social Skills Performance Assessment, roleplays e Specific Levels of Functioning (SLOF). |
Realização avaliação em dois momentos: antes do programa e após a sua conclusão. » Avaliação diagnóstica: entrevista inicial; » Cognição: MATRICS Consensus Cognitive Battery (MCCB), Hopkins Verbal Learning Test-R (HVLT-R) e Brief Visuospacial Memory Test-R (BVMT-R); » Sintomatologia e resultados funcionais: Positive and Negative Syndrome Scale (PANSS), Quality of Life Scale (QLS), Social Functioning Scale (SFS) e UCSD PerformanceBased Skill Assessment (UPSA). |
Intervenção (técnica de EC utilizada e frequência do treino) |
Terapia composta por 20 sessões individuais, duas por semana (durante cerca de 18 semanas), com 60 minutos de duração. A intervenção recorria ao programa Rehacome ®
software, que treina as funções da atenção, da concentração, da memória de trabalho e das funções executivas. |
Programa que recorre a exercícios em computadores. Descreve que o programa detalhado está descrito num artigo de Bowie, McGurk, Mausbach, Patterson e Harvey (2012). |
Programa de 40 horas de exercícios no softwareBrainHQ, 21 pessoas num computador fixo (com supervisão) e 26 pessoas com um iPad (sem supervisão). A cada pessoa, foi pedido que treinassem 60 minutos por dia, 5 dias por semana. |
Enfermeiro como interveniente |
Não. O programa foi dirigido por uma psicóloga. |
Não. Psicólogos conduziram o programa. |
Não define os profissionais, mas refere que houve pouca intervenção dos mesmos. |
Cuidador como interveniente |
Não. |
Não. |
Não. |
Resultados |
O software melhorou o funcionamento ao nível da atenção, da memória de trabalho e da memória prospetiva e retrospetiva. Em relação ao tempo de reação não houve melhorias em longo prazo. Na memória de trabalho, os resultados demonstraram que as melhorias permanecem em longo prazo. O softwarenãoproduziu qualquer melhoria sobre os efeitos positivos e negativos da doença . |
Existem melhorias maiores nas capacidades cognitivas em pessoas com doença early-course do que com mais anos de doença. Esta diferença foi visível nos domínios da velocidade psicomotora, na velocidade de processamento de informação complexa, na memória de trabalho e na capacidade de planeamento. Se a remediação cognitiva for utilizada nos estádios iniciais da doença, terá mais robustos e relevantes efeitos clínicos, cognitivos e funcionais. Não se observaram melhorias na memória verbal, na fluência verbal e na competência social. |
Remediação cognitiva através de iPadséviável, uma vez que as pessoas que usaram estes aparelhos portáteis tiveram os mesmos ganhos que os que concluíram o programa num computador fixo. Ambos os grupos mostram melhorias cognitivas significativas ao nível das capacidades de aprendizagem verbal e resolução de problemas e da memória de trabalho, independentemente do aparelho que usaram. Todas as pessoas da amostra mostraram melhorias na qualidade de vida e no funcionamento social, não tendo os computadores/iPads influenciado a magnitude desta melhoria. |
Limitações reportadas no artigo |
- Não houve aleatoriedade na escolha da amostra; - O grupo apenas era constituído por 15 pessoas; - São necessárias mais avaliações follow-up para comprovar os efeitos do treino. |
- Escolhida amostra por conveniência (de um estudo já realizado); - Não tem avaliação follow-up. |
- Cada pessoa da amostra podia escolher o aparelho que preferia utilizar, e o grupo dos iPads incluía pessoas mais novas e com menos sintomatologia que o outro. - Amostra pequena; - Não tem avaliação follow-up. |
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D |
E |
F |
Artigo |
Personalized cognitive training in unipolar and bipolar disorder: a study of cognitive functioning
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Effects of Short-Term Cognitive Remediation on Cognitive Dysfunction in Partially or Fully Remitted Individuals with Bipolar Disorder: Results of a Randomised Controlled Trial
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Efficacy of Cognitive Rehabilitation Using Computer Software With Individuals Living With Schizophrenia: A Randomized Controlled Trial in Japan
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Autor, Ano, País |
Preiss, M., Shatil, E., Cermákova, R., Cimermanová, D. & Ram, I. (2013)(14). República Checa. |
Demant, K., Vinberg, M., Kessing, L. & Miskowiak, K. (2015)(15). Dinamarca. |
Iwata, K. et al. (2017)(16). Japão. |
Contexto e amostra |
45 pessoas com diagnóstico de depressão unipolar ou em fase depressiva da doença bipolar, acompanhadas em contexto ambulatório de psiquiatria, e que possuíam computador em casa |
46 pessoas com diagnóstico de doença bipolar, acompanhadas em centros comunitários psiquiátricos |
60 pessoas com diagnóstico de esquizofrenia, acompanhadas em tratamento ambulatório de psiquiatria, onde já realizavam atividades de reabilitação psiquiátrica |
Objetivo(s) do estudo |
Examinar o impacto do treino cognitivo no funcionamento da pessoa com depressão unipolar ou bipolar e ao nível da atenção e controlo executivo. |
Avaliar se a remediação cognitiva melhora a função cognitiva e o funcionamento psicossocial, em comparação com o grupo controlo, da pessoa com doença bipolar. |
Avaliar se a remediação cognitiva é efetiva na promoção tanto do funcionamento cognitivo como do funcionamento social da pessoa com esquizofrenia. |
Momentos e instrumentos de avaliação (escalas) |
Realização avaliação em dois momentos: antes do programa e após a sua conclusão. » Função cognitiva: Cognitive Failures Questionaire (CFQ) » Funções executivas: The Dyexecutive Questionnaire (DEX) » Memória: The Everyday Memory Questionnaire (EMQ) » Funcionamento e bem-estar psicológico: The Schwartz Outcomes Scale-10 » Qualidade de vida: Subjective Quality of Life Questionnaire (SQUALA) » Depressão: Beck Depression inventory-II
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Realização avaliação em dois momentos: antes do programa e após a sua conclusão. » Primary Outcome (memória verbal): Rey Auditory Verbal Learning Test (RAVLT) » Secondary Outcome (atenção, funções executivas e funcionamento psicossocial): Rapid Visual Information Processing (RVP), Trail Making Test – Parte B (TMT-B) e Functional Assessment Short Test (FAST) » Tertiary Outcomes: Repeatable Battery for the Assessment of Neuropsychological Status (RBANS), Cognitive Failures Questionnaire (CFQ), WHO Quality of life BREF (WHOQOL-Bref), Cohen's Perceived Stress Scale (PSS), European Quality of life, Beck Depression Inventory (BDI) e Work and Social Adjustment Scale (WSAS). |
Realização avaliação em dois momentos: antes do programa e após a sua conclusão. » Funcionamento cognitivo: Brief Assessment of Cognition in Schizophrenia (BACS) » Funcionamento social: Life Assessment Scale for Mentally III (LAS III) |
Intervenção (técnica de EC utilizada e frequência do treino) |
Recorrendo ao software informático CogniFit, capaz de ser ajustado para personalizar o treino a cada pessoa, cada pessoa realizava na sua própria casa exercícios de treino cognitivo (15 pessoas) ou então apenas recebia o standard care (16 pessoas). O programa compreende 3 sessões por semana, sessões de 20 a 30 minutos de duração, durante 8 semanas. |
Sessões de grupo, uma vez por semana, sessões com duração de 2 horas, durante 12 semanas (short-term group-based cognitive remediation). Quatro semanas após o término do programa, realizou-se uma sessão booster. |
Intervenção acontece por meio do programa informático CogPack, realizado duas vezes por semana durante 12 semanas. 29 pessoas realizaram o programa de remediação cognitiva e as outras 31 pessoas realizaram o Treatment As Usual (TAU). |
Enfermeiro como interveniente |
Não define. |
Não define. |
Não define. |
Cuidador como interveniente |
Intervém no preenchimento do questionário DEX com vista a avaliar as funções executivas do participante seu familiar/conhecido. |
Não. |
Não. |
Resultados |
O grupo do treino cognitivo demonstrou significantes melhorias, comparando com o grupo de controlo, ao nível da depressão (menores níveis de depressão), do funcionamento cognitivo, das funções executivas, da atenção e da memória de trabalho. Os cuidadores/familiares notaram melhorias nos seus familiares. |
Primary Outcomes: Não houve melhorias ao nível da memória verbal. Secondary Outcomes: Não houve melhorias ao nível do funcionamento psicossocial nem da atenção sustentada e das funções executivas, comparando com o grupo de controlo. Tertiary Outcomes: Verificaram-se melhorias em longo prazo ao nível da perspicácia mental, do desempenho da fluência verbal e da qualidade de vida – componente psicológica. Épouco provável que um aumento da amostra fosse mudar os resultados apresentados ao nível da memória verbal. |
O grupo que realizou o programa de remediação cognitiva apresentou melhores resultados que o grupo de controlo, nomeadamente ao nível da velocidade de processamento, da atenção, da fluência verbal e das funções executivas, assim como melhorias ao nível das relações interpessoais e das habilidades de trabalho (work skills). |
Limitações reportadas no artigo |
- O grupo de controlo não ter cuidados ativos (sugerem que um próximo estudo inclua também para o grupo de controlo exercícios no computador que não estimulem diretamente para o funcionamento cognitivo); - O humor não foi avaliado de um modo quantitativo e objetivo; - Informação limitada para comparação dos dados recolhidos neste estudo. |
- Amostra pequena; - Inclusão de pessoas em remissão total juntamente com pessoas em remissão parcial da sua doença. |
(não disponível por artigo não estar completamente visível ao público) |