Franqueza na comunicação com paciente (FCP) |
FCP1 |
Aprendi a forma correta de fornecer informações aos pacientes que sofreram algum dano ou lesão por causa de um erro.
|
FCP2 |
Durante o estágio, aprendi a avaliar os riscos que podem comprometer a segurança do paciente.
|
FCP3 |
No estágio, aprendi o que devo fazer se eu cometer um erro.
|
FCP4 |
Durante o estágio, tive a oportunidade de discutir com meus tutores ou preceptores qualquer condição de insegurança que eu pudesse ter observado.
|
FCP5 |
Durante minha formação, adquiri competências sobre como relatar corretamente um erro aos meus colegas e aos meus superiores.
|
FCP6 |
Durante minha formação, fui trabalhando os sentimentos que posso vir a vivenciar se eu cometer um erro.
|
FCP7 |
Aprendi como me comunicar melhor com os pacientes para evitar erros de medicação.
|
FCP8 |
No hospital onde fiz meu estágio, promovia-se uma cultura não punitiva, para que, caso ocorresse um erro, soubéssemos como evitar que ele se repetisse.
|
Atitude proativa para evitar risco à segurança (AP) |
AP1 |
Durante meus estudos, recebi explicações sobre o que devo fazer para evitar os erros mais frequentes e garantir a segurança do paciente.
|
AP2 |
Durante o estágio, aprendi que, quando acontece um erro, devem ser tomadas medidas para que não ocorra novamente.
|
AP3 |
Os professores discutem em sala de aula os erros mais comuns de serem cometidos e nos apontam formas de evitá-los.
|
AP4 |
Durante minha formação, os professores nos explicaram os objetivos e as prioridades para tornar a assistência à saúde mais segura.
|
Consciência do erro (CE) |
CE1 |
Durante meu estágio, pelo menos em uma ocasião, fiz algo que não era seguro para o paciente.
|
CE2 |
Durante meu estágio, vi um colega fazer algo que não era seguro para o paciente.
|
CE3 |
Durante meu estágio, vi profissionais fazerem algo que não era seguro para o paciente.
|
Compreensão do fator humano (CFH) |
CFH1 |
Nos serviços de saúde, em que realizei meus estágios, me explicaram as normas de segurança adotadas para os pacientes.
|
CFH2 |
Os professores enfatizaram a importância de seguir os protocolos para uma melhor assistência à saúde.
|
CFH3 |
Durante o estágio, foi enfatizada a importância, para a segurança do paciente, de se fazer uso adequado dos recursos terapêuticos.
|
CFH4 |
Os professores enfatizaram a importância de se lavar as mãos.
|
A complexidade dos sistemas e sua inter-relação (CS) |
CS1 |
No estágio, observei que é impossível evitar a maioria dos erros clínicos.
|
CS2 |
Durante meu estágio, observei que os protocolos aplicados para garantir a segurança dos pacientes estão desatualizados (obsoletos).
|