RESUMO
Objetivo: Analisar a experiência de doutorandos na utilização de bancas simuladas como metodologia ativa de ensino na pós-graduação em Enfermagem.
Método: Estudo do tipo relato de experiência, sobre a utilização de bancas simuladas na disciplina Métodos Avançados de Pesquisa em Saúde e Enfermagem II, ofertada no curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Resultados: As bancas simuladas contribuíram para a formação de doutores em enfermagem e oportunizaram aos estudantes assumirem o protagonismo do processo ensino-aprendizagem por meio do pensamento crítico e da autonomia discente.
Conclusões: A realização dessa experiência possibilitou a implementação de uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem na pós-graduação em Enfermagem, porque essa estratégia foi de encontro ao modelo tradicional de educação.
Descritores: Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Simulação; Pensamento Crítico; Autonomia Profissional; Enfermagem