Krist AH et al.18, 2020, Estados Unidos |
Apresentar ações a serem adotadas pela atenção primária durante a pandemia de acordo com protocolo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). |
Estudo descritivo |
O enfrentamento da pandemia de covid-19 na atenção primária foi organizado em 6 fases: 1) vigilância e notificação e monitoramento dos casos; 2) distanciamento físico, aumentar as consultas virtuais e adiar consultas não urgentes; 3) implantação de ações para achatar a curva epidemiológica; 4) encaminhamento aos hospitais somente de casos graves; 5) ações de cuidados de pacientes em convalescença; 6) abordar as consequências da pandemia. |
Morreel S et al.19, 2020, Bélgica |
Descrever a organização e as características das consultas na atenção primária realizadas fora do horário de expediente, e compará-las com o mesmo período em 2019. |
Estudo observacional |
Triagem telefônica, classificando os paciente como suspeito ou regular. Casos suspeitos de covid-19 eram todos atendidos de forma virtual e caso necessário encaminhados para unidades de atendimento exclusivo de suspeitos de covid-19 (Unidades Corona), ou visita domiciliar, ou encaminhados ao pronto socorro. Em comparação com 2019, houve aumento na carga de trabalho devido a atendimentos por telefone, porém as consultas presenciais reduziram em 45%. |
Fernandes LMM et al.20, 2020, Brasil |
Descrever a adaptação de um centro de atenção primária à saúde em Recife e aprimorou as capacidades de telessaúde e monitoramento remoto. |
Relato de caso |
Reorganização do fluxo interno da unidade, separando pacientes sintomáticos de assintomáticos; suspensão das atividades coletivas; manutenção do acompanhamento dos pacientes com doenças crônicas; utilização de teleatendimento e monitoramento remoto; ações de vigilância ativa no território pela equipe. |
Sigurdsson EL et al.21, 2020 Islândia |
Descrever como a atenção primária à saúde na Islândia mudou sua estratégia para lidar com a pandemia de covid-19. |
Descritivo observacional |
Detecção precoce de casos suspeitos; triagem eficaz; separação de fluxo de pacientes sintomáticos e assintomáticos; manutenção das atividades voltadas à maternidade e puericultura; alteração do atendimento presencial para teleatendimento; atendimento em horário alternativo. Mudança nos 10 principais diagnósticos, sendo que imunização, depressão, hipotireoidismo e lombalgia não estavam mais entre os 10 principais diagnósticos. Essas mudanças apontaram para uma APS muito sólida e com grande flexibilidade em sua organização. |
Dias EG22, 2020, Brasil |
Refletir sobre o manejo do cuidado e a educação em saúde na atenção básica no enfrentamento da pandemia do coronavírus. |
Relato de experiência |
Identificação imediata do sintomático respiratório; espaço reservado para aguardar a consulta; suspensão de algumas atividades assistenciais; teleatendimento e telemonitoramento; visita domiciliar ou atendimento presencial para os casos necessários; educação em saúde por meio de rádios, carros de som, panfletos, cartazes, redes sociais, contato telefônico. |
Vieira DS et al.23, 2020, Brasil |
Delinear uma experiência de planejamento organizacional da enfermagem junto à equipe de saúde da família frente à pandemia da covid-19, em uma área rural de Igreja Nova – AL. |
Relato de experiência |
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Adotou-se três estratégias:
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•Orientação da comunidade sobre o problema com ações de prevenção e promoção da saúde.
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•Educação permanente em saúde para a equipe, para qualificação dos profissionais.
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•Organização da oferta dos serviços de saúde com destinação de sala exclusiva para atendimento de sintomáticos respiratórios, além de organizar os atendimentos dos programas atendidos pela unidade.
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Jacobson, NA et al.28, 2020, Brasil |
Descrever um esforço colaborativo para cuidar de uma comunidade durante a pandemia da covid-19 a partir do desenvolvimento de uma clínica. |
Relato de experiência |
Adaptação de uma clínicas que realizava atendimento de atenção primária para atendimento exclusivo de covid-19. Avaliação virtual, pela plataforma Zoom, realizado por enfermeiros que definiam se o paciente precisaria de atendimento de emergência ou atendimento na clínica covid. Posteriormente, o paciente tinha uma consulta presencial agendada na unidade específica. Houve readequação do espaço físico para maximizar o distanciamento social. |
Saint-Lary O et al.29, 2020, França |
Descrever como os médicos generalistas adaptaram suas práticas para garantir e manter o acesso aos cuidados na fase epidêmica. |
Observacional descritivo |
A partir das respostas de 5.424 médicos generalistas franceses, evidenciou-se que 70,9% mudaram o atendimento presencial para atendimento remoto; 66,5% aumentaram as consultas remotas e 42,7% criaram um fluxo específico para pacientes suspeitos de covid-19. Dos 70,9% que adaptaram sua prática, 91,7% atenderam por telefone, 27,6% por e-mail e 30,7% aumentaram o uso de consultas por videochamadas. |
Majeed A et al.30, 2020, Inglaterra |
Descrever a resposta da atenção primária ao covid-19 no Serviço Nacional de Saúde (NHS) da Inglaterra. |
Observacional descritivo |
Adaptação dos atendimentos presenciais para o atendimento remoto; atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados de covid-19 eram atendidos em clinicas específicas; implantação de visitas domiciliares específicas para atendimento de covid-19; informatização completa de todas as unidades do Serviço Nacional de Saúde, usando registros médicos eletrônicos; acesso online para pacientes a serviços como marcação de consultas, pedidos de repetição de prescrições e visualização de registros médicos; envio eletrônico de receitas diretamente às farmácias de escolha do próprio paciente. |
Al Ghafri T et al.32, 2020, Omã |
Explorar as experiências e percepções dos profissionais de saúde na atenção primária à saúde na gestão da covid-19 com relação às experiências de resposta médica, reformas socioculturais e religiosas, impressões psicológicas e lições aprendidas. |
Estudo qualitativo com abordagem fenomenológica empírica |
Emergiram as seguintes percepções: rápida reestruturação dos serviços de APS; uso da tecnologia e desafios de se trabalhar na pandemia de covid-19; mudanças nas normas sociais e religiosas; aparecimento das lacunas no acesso aos cuidados de saúde entre os grupos vulneráveis; surgimento de distúrbios psicológicos como consequências do distanciamento social, manejo de cadáveres, exaustão dos profissionais de saúde e risco de exposição; desenvolvimento de capacidades epidemiológicas e de saúde pública, melhorando o acesso aos cuidados de saúde. |
Blazey-Martin D et al.33, 2020, Estados Unidos |
Desenvolvimento de uma abordagem inovadora de gerenciamento de população para o gerenciamento remoto de pacientes covid-19. |
Relato de experiência |
Foi implementado um algoritmo com o objetivo de orientar as decisões de triagem, incluindo a frequência de contato com os pacientes, dependendo do dia do início dos sintomas e dos fatores de risco; identificar achados clínicos que indicam se o paciente está seguro para permanecer em casa ou necessitam de avaliação adicional. Essas intervenções quando realizadas em tempo hábil, aliviaram a demanda dos hospitais e pronto atendimentos. |
Verhoeven V et al.34, 2020, Flandres |
Obter insights sobre as consequências do surto covid-19 nas competências essenciais da medicina de família e comunidade,vivenciadas por médicos na linha de frente. |
Relato de experiência |
Adoção de triagem e consultas por telefone, para todos os pacientes. A tomada de decisão clínica focada na avaliação e triagem respiratória; comprometimento dos cuidados agudos pela mudança do foco apenas para a covid-19 e também pelo fato dos pacientes não procurarem atendimento para os problemas que não estão relacionados à covid-19; adiamento do cuidado crônico. |
Karim SI et al.35, 2020, Arábia Saudita |
Descrever as estratégias adotas na reorganização dos atendimentos de atenção primária à saúde de um hospital da capital da Arábia Saudita, durante a pandemia de covid-19. |
Relato de experiência |
Os serviços foram adaptados com base em quatro pilares principais: vigilância e detecção de casos, gerenciamento clínico, prevenção da disseminação e manutenção de serviços essenciais. Essas alterações foram feitas pelo Departamento de Medicina de Família, e os atendimentos passaram a ser realizados de maneira remota por WhatsApp e clínicas virtuais e novos modos de comunicação foram incorporados como sites, mensagens do portal e mídias sociais. |
Motlhatlhedi K et al.36, 2020, Botsuana |
Explorar a ação de médicos de saúde da família durante a pandemia. |
Observacional descritivo |
O papel dos médicos de família foram: controle de infecções e medidas de prevenção de doenças, identificação de casos e disseminação de informações, continuidade dos cuidados médicos, especialmente para pacientes. O uso de mídia social no WhatsApp se expandiu para incluir webinars online, disseminação de informações relacionadas à covid-19 de várias fontes e do centro de coordenação nacional. |
Sinha S et al.37, 2020, estados Unidos |
Descrever a implementação e avaliação de um programa de atendimentos por vídeo em uma grande clínica acadêmica de atenção primária em Nova York. |
Estudo de caso |
Foram realizados 1.030 atendimentos por vídeo para 817 pacientes. 42% dos atendimentos foram para sintomas de covid-19 e os demais para condições agudas ou crônicas; os adultos jovens, mulheres e aqueles com seguro comercial, foram mais frequentes; o grau de satisfação foi alto (média de 4,6 em uma escala de 5 pontos [SD = 0,97]). |
Joy M et al.38, 2020, Inglaterra |
Avaliar a capacidade de resposta e a priorização do tipo de consulta de atenção primária para idosos durante a pandemia covid-19. |
Estudo transversal |
A taxa de consultas por telefone e vídeo mais do que dobrou durante o período de estudo (106,0% e 102,8%, respectivamente). As consultas presenciais diminuíram em 64,6% e as visitas domiciliares em 62,6%, esse processo coincidiu com a mudança da política nacional. O aumento relativo nas consultas esteve associado entre as pessoas que tomavam ≥ 10 medicamentos em comparação com aqueles que não tomaram nenhum. |
Al Ghafri T et al.39, 2020, Omã |
Descrever as respostas realizadas nas unidades de atenção primária à saúde de janeiro a abril de 2020, incluindo medidas de saúde pública em Muscate, Omã. |
Estudo descritivo |
Houve redução nas consultas, de 115.324 em janeiro para 109.719 em março. Os serviços essenciais foram garantidos em todos os centros de saúde, principalmente para grupos vulneráveis, mulheres e crianças. Os centros de saúde foram abertos por 24 horas para garantir o vigor da testagem e isolamento. Adotou-se teleatendimento e comunicações virtuais. Realização de campanhas sobre a importância do distanciamento social e higienização das mãos. |
Bressy S40, 2020, Itália |
Descrever a experiência da gestão da atenção primária no enfrentamento da covid-19 na Itália durante o início da pandemia. |
Relato de experiência |
A partir da experiência italiana, conclui-se que o suporte tecnológico e a abordagem remota são essenciais na avaliação de cuidados primários de covid-19. O uso da telemedicina e o auxílio da tecnologia permitiram monitorar de forma eficiente os pacientes em casa, reduzindo internações inadequadas e encaminhando para um hospital apenas quando necessário. |
Mantovani W et al.41, 2020, Itália |
Descrever a organização e o papel do Departamento de Prevenção da Unidade Local de Saúde de Trento contra disseminação e manejo da covid-19, relatados por médicos generalistas e pediatras da família durante a fase inicial da pandemia. |
Descritivo observacional |
Mais de 80% dos médicos notificaram pacientes. O tempo de espera para entrevista telefônica, investigação epidemiológica e disponibilização de isolamento, diminuiu progressivamente de uma média de seis dias para 0,4 dias, respectivamente, na 12ª e 16ª semana de 2020. A taxa de notificação semanal acumulada de casos novos variou de 3,54 a 6,84 casos por 1.000 habitantes, respectivamente, na 12ª e 16ª semanas. A partir da investigação epidemiológica de 1.471 casos prováveis, foram identificados 2.514 contatos próximos, e por sua vez colocados em quarentena domiciliar. |
Duarte RB et al.43, 2020, Brasil |
Descrever as ações de enfermeiras atuantes na estratégia saúde da família a respeito do papel que os agentes comunitários de saúde desenvolvem junto à população durante a pandemia da covid-19. |
Relato de experiência |
Evidenciou-se o papel do agente comunitário de saúde como mediador entre a equipe de saúde e a população, desenvolvendo ações de orientação nos territórios sobre o funcionamento dos serviços e autocuidados preventivos relacionados à covid-19. As enfermeiras também desempenharam um importante papel nas capacitações dos agentes comunitários de saúde a respeito da reorganização do processo de trabalho durante a pandemia e do uso adequado de equipamentos de proteção individual. |
Ximenes Neto FRG et al.44, 2020, Brasil |
Descrever as ações estratégicas de coordenação do cuidado, monitoramento e vigilância dos casos da covid-19 na atenção primária à saúde. |
Relato de experiência |
Destacou-se a importância do isolamento social horizontal e o isolamento domiciliar dos casos positivos; uso de tecnologias digitais no território para divulgação das ações sobre a prevenção e a efetivação do teleatendimento; fortalecimento das ações intersetoriais entre saúde, educação e assistência social, e a estruturação da Rede de Atenção à Saúde. |
Coma E et al.46, 2020, Espanha |
Analisar o impacto da epidemia de covid-19 e das medidas de lockdown nos indicadores de qualidade da atenção à saúde e no controle de doenças crônicas. |
Descritivo retrospectivo |
Foram avaliados 34 indicadores de padrão de qualidade e 85% deles apresentaram resultado negativo no mês de março de 2020 e 68% em abril de 2020, quando comparados ao mesmo período de 2019. Destacam-se os indicadores de tratamento dos quais 100% apresentaram efeitos negativos; os de acompanhamento com 80% de efeitos negativos e os indicadores de controle das doenças crônicas, 90% apresentaram efeito negativo. |
Garg S et al.47, 2020, Índia |
Determinar a preparação das unidades de saúde da atenção primária para a prestação de serviços ambulatoriais seguros durante a pandemia de covid-19 na Índia. |
Estudo transversal |
Foram avaliados 51 serviços de atenção primária. Identificação de déficits na infraestrutura e controle de infecção. Redução dos atendimentos às doenças crônicas não transmissíveis, imunização, pré-natal e saúde materno-infantil, foram os mais afetados. Em contrapartida, nos locais de triagem para sintomas de gripe os atendimentos aumentaram. |
Danhieux K et al.48, 2020, Bélgica |
Examinar como a prestação de cuidados de atenção primária às condições crônicas foram afetadas durante a pandemia na Bélgica. |
Estudo qualitativo |
Houve mudanças na organização da atenção à saúde, com enfoque nos casos suspeitos de covid-19 e queda nos atendimentos às condições crônicas, uso de teleatendimento; a maioria dos profissionais entrevistados não realizou estratificação de risco e busca ativa dos pacientes de maior risco; uso de teleatendimento para avaliação e prescrição de medicamentos e não para o monitoramento das condições crônicas. Houve grave interrupção na prestação de cuidados crônicos. |