Remor E, Milner-Moskovics J, Preussler G., 200728
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Traduzir, adaptar e validar o questionário para seu uso no Brasil: Cuestionario para la Evaluación de la Adhesión al Tratamiento Antiretroviral (CEAT-VIH)”. Trata-se de um instrumento autoaplicável para a identificação do grau de adesão ao tratamento antirretroviral em pacientes com infecção pelo HIV. |
Estudo metodológico subsidiado em um questionário traduzido do original em espanhol ao português, processo de retradução (espanhol/português/espanhol), com avaliação verbal da compreensão com um pequeno grupo de pacientes. A análise das propriedades psicométricas envolveu 59 pacientes em tratamento antirretroviral de Porto Alegre/ Rio Grande do Sul, Brasil. A consistência interna e a, validez relacionada a um critério externo, sensibilidade e especificidade subsidiaram a validação. A versão final do CEAT-VIH (20 perguntas), a pontuação total é obtida pela soma de todos os itens (valor mínimo possível 17, valor máximo possível 89). |
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Foi observada uma adequada confiabilidade do questionário (α = 0,64) e validade relacionada a um critério externo (carga viral; r = -0,48; p < 0,001). Também, se observou adequada sensibilidade (79,2%) e especificidade (57,1%) do questionário para a detecção entre indivíduos com carga viral indetectável e detectável.
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O ponto de corte ótimo sugerido pela análise é de ≥ 76.
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Valores abaixo indicam insuficiente adesão ao tratamento e associação a uma carga viral detectável. A esta pontuação se associa uma sensibilidade de 79,2% e especificidade de 57,1%.
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Não é apresentado o cálculo para o tamanho amostral.
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Estudo em apenas uma única instituição dificultando a generalização; portanto, não é um estudo representativo Nacional.
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O ponto de corte estabelecido deve ser utilizado com cautela pelo fato de o questionário ser um instrumento autoaplicável.
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Efeito Hawthorne.
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Costa LS, Latorre M do RD de O, Silva MH da, Bertolini DV, Machado DM, Pimentel SR, et al., 200829
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Validar uma escala de autoeficácia para adesão ao tratamento antirretroviral em crianças e adolescentes com HIV/Aids, levando em consideração a perspectiva dos pais/responsáveis, e avaliar a sua reprodutibilidade. |
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Estudo metodológico realizado no Hospital-Dia do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids de São Paulo. Foram entrevistados os pais/responsáveis de 54 crianças e adolescentes de 6 meses a 20 anos que passaram em consulta de rotina pelo serviço.
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Os dados de autoeficácia da adesão à prescrição antirretroviral, foi calculada de duas maneiras: análise fatorial e fórmula já definida. A consistência interna da escala foi verificada pelo coeficiente α de Cronbach. A validade foi avaliada pela comparação das médias dos escores entre grupos de pacientes aderentes e não aderentes ao tratamento antirretroviral (teste de Mann-Whitney) e cálculo do coeficiente de correlação de Spearman entre os escores e parâmetros clínicos. A reprodutibilidade foi verificada por meio do teste de Wilcoxon, pelo coeficiente de correlação intraclasse e através dos Plots de Bland-Altman.
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A escala de autoeficácia é constituída de 21 questões. Apresentou boa consistência interna (α = 0,87) e boa reprodutibilidade (CCI = 0,69 e CCI = 0,75).
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Quanto à validade, a escala de autoeficácia para seguir prescrição antirretroviral conseguiu discriminar pacientes com adesão e com adesão insuficiente ao tratamento antirretroviral (p = 0,002) e apresentou correlação significativa com a contagem de CD4 (r = 0,28; p = 0,04).
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Adicionam-se aos resultados que as crianças/adolescentes com adesão ao tratamento antirretroviral têm maior expectativa de autoeficácia do que aqueles com adesão insuficiente.
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A escala de autoeficácia para seguir prescrição antirretroviral pode ser utilizada para avaliar a adesão à terapia antirretroviral em crianças e adolescentes com HIV/Aids, levando em consideração a perspectiva dos pais/cuidadores.
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Não é um estudo representativo Nacional.
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Foram os pais/cuidadores que responderam pelas crianças/adolescentes. Não foi considerada a percepção da população alvo do estudo.
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Efeito Hawthorne.
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Vale FC, Santa-Helena ET de, Santos MA, Carvalho WM do ES, Menezes PR, Basso CR, et al., 201830
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Apresentar o desenvolvimento e a validação do Questionário WebAd-Q, um instrumento de autorrelato para monitorar a adesão à terapia antirretroviral em serviços de HIV/Aids no Brasil. |
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Estudo metodológico. O O WebAd-Q é um questionário eletrônico que contém três perguntas sobre a tomada dos antirretrovirais na última semana. Foi construído a partir de entrevistas e grupos focais com 38 pacientes. Sua validade foi verificada em estudo com uma amostra de 90 pacientes maiores de 18 anos, sob terapia antirretroviral há pelo menos três meses. Foram utilizadas as seguintes medidas de adesão comparativas: monitoramento eletrônico, contagem de pílulas e entrevista de autorrelato.
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O WebAd-Q foi respondido no sexagésimo dia por duas vezes, com intervalo mínimo de uma hora.
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A carga viral dos pacientes foi obtida nos registros do serviço. Foi analisada a concordância entre as respostas ao WebAd-Q, associações e correlações com a carga viral e o desempenho em comparação às demais medidas de adesão.
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Entre os pacientes convidados, 74 (82,2%) responderam ao WebAd-Q. Não foram relatadas dificuldades em responder ao questionário. O tempo médio de resposta foi de 5 min 47 seg. O conjunto das três questões do WebAd-Q obteve concordância de 89,8%, com Kappa de 0,77 (IC95% 0,61–0,94). As respostas de adesão insuficiente do WebAd-Q associaram-se à carga viral detectável. Foram obtidas correlações moderadas da carga viral com escala de adesão insuficiente segundo o WebAd-Q. Para as três perguntas do WebAd-Q, pacientes com respostas de adesão insuficiente foram também apontados como menos aderentes segundo as demais medidas de adesão.
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O WebAd-Q atendeu aos principais requesitos de validação de questionários, apresentou elevada compreensão dos participantes e, associação com a carga viral, bem como obteve concordância e bom desempenho em comparação a medidas concorrentes.
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Não é um estudo representativo Nacional.
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Perda amostral que pode ter reduzido o poder estatístico do estudo.
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Efeito Hawthorne.
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