Divulgar informações sobre segurança e eficácia da vacina |
As informações sobre a segurança e eficácia transmitem ao público confiança sobre a vacina e facilitam a tomada de decisão aumentando a adesão. Essas informações são os principais alvos dos grupos antivacina. |
Em todo o território brasileiro |
Durante o período de campanha. Nas duas doses. |
Governo federal e governos estaduais |
Divulgação na TV, internet, rádios, outdoors, escolas, postos de saúde e por médicos e profissionais da saúde. |
NA |
Informar o esquema de vacinação |
Essa informação ajuda no planejamento do público-alvo em relação a prazos e procedimentos. |
Em todo o território brasileiro |
Durante o período de campanha. Nas duas doses. |
Governo federal e governos estaduais |
Divulgação na TV, internet, rádios, outdoors, escolas, postos de saúde e por médicos e profissionais da saúde. |
NA |
Divulgar os sintomas adversos esperados e o que deve ser feito em caso de eventos |
As informações sobre os sintomas esperados evita o pânico e juntamente com as informações de segurança e eficácia transmitem tranquilidade, além de informar ao público o procedimento a ser seguido, evitando assim uma busca desnecessária por médicos e hospitais em caso de eventos. |
Em todo o território brasileiro |
Durante o período de campanha. Nas duas doses. |
Governo federal e governos estaduais |
Divulgação na TV, internet, rádios, outdoors, escolas, postos de saúde e por médicos e profissionais da saúde. |
NA |
Informar a gratuidade da vacina |
Essa é uma informação bastante conhecida dos brasileiros, porém é preciso considerar os imigrantes que vivem no país. Reforçar a informação sobre a gratuidade eliminará mais uma possível barreira para a adesão. |
Em todo o território brasileiro |
Durante o período de campanha. Nas duas doses. |
Governo federal e governos estaduais |
Divulgação na TV, internet, rádios, outdoors, escolas, postos de saúde e por médicos e profissionais da saúde. |
NA |
Informar o investimento em campanha |
A informação sobre o investimento traz um senso de responsabilidade para algumas pessoas além de ser importante a transparência em relação aos gastos. |
Em todo o território brasileiro |
Durante o período de campanha. Nas duas doses. |
Governo federal e governos estaduais |
Divulgação na TV, internet e rádios. |
NA |
Utilizar as escolas para a vacinação |
A vacinação nas escolas permite fácil acesso as crianças e responsáveis. Facilita a adesão a divulgação de informações e o controle sobre a campanha. |
Escolas de todo o Brasil |
Durante o período de campanha. Nas duas doses. |
Governo federal e governos estaduais |
Criação de um programa com responsabilidades compartilhadas entre o governo federal e estadual. |
NA |
Utilizar os postos de saúde para uma repescagem |
Para os demais públicos que não fazem parte da meta da campanha, deve se manter os postos de saúde como um local primário de vacinação, e para as crianças que perderam a vacinação nas escolas por alguma razão, os postos servirão como local de repescagem. |
Postos de saúde |
Durante o período de campanha. Nas duas doses. |
Governo federal e governos estaduais |
Utilizando o Sistema Único de Saúde (SUS). |
NA |
Preparar e distribuir folhetos informativos |
Os folhetos auxiliam na divulgação das informações sobre a vacina. Também servem como um manual para tirar dúvidas e saber o que fazer em caso de eventos etc. |
Escolas, postos de saúde e com médicos e profissionais da saúde |
Durante o período de campanha. Nas duas doses. |
Governo federal e governos estaduais |
Criando materiais de campanha com auxílio de médicos, profissionais da saúde e agências de publicidades e distribuindo para o público-alvo e responsáveis mediante escolas, postos e médicos. |
NA |
Dar palestras nas escolas para os responsáveis e público-alvo |
Como as escolas facilitam o acesso aos responsáveis e às crianças e adolescentes, é possível transmitir as informações de forma direta e sanar todas as dúvidas de forma personalizada. |
Escolas |
Durante o período de campanha. Nas duas doses. |
Governo federal e governos estaduais |
Enviar profissionais de saúde preparados para palestrar para os responsáveis, crianças e adolescentes. |
NA |
Identificar o público-alvo e informar a faixa etária |
É importante que o público-alvo seja identificado e informado de forma clara para que saibam que serão abordados ou devem procurar auxílio. |
Escolas |
Durante o período de campanha. Nas duas doses. |
Governo federal e governos estaduais |
Por médicos e profissionais de saúde, utilizando uma base de dados atualizada do IBGE. |
NA |
Adequar as informações para os diferentes públicos |
Uma forma de inclusão importante, na qual as pessoas são abordadas com informações adequadas, respeitando a cultura, a religião e nacionalidade de cada um. |
Em todos os materiais de campanha |
Durante o período de campanha. Nas duas doses. |
Governo federal e governos estaduais |
Utilizando agências de publicidade. |
NA |
Utilizar os meios de comunicação em massa |
A internet, a TV e o rádio são os principais canais de comunicação globais e no Brasil não é diferente. Preterir qualquer um deles para divulgação das informações da campanha significa excluir grande parte da população sem acesso à informação. |
TV, internet, rádios e outdoors |
Durante o período de campanha. Nas duas doses. |
Governo federal e governos estaduais |
Utilizando peças, comerciais, jingles e influenciadores. |
NA |
Focar nas informações sobre os benefícios da vacina |
As informações relacionadas à falta de vacinação (doenças, riscos e malefícios) devem ser evitadas. As pessoas absorvem essas informações como pontos negativos da vacina. |
Em todos os materiais de campanha |
Durante o período de campanha. Nas duas doses. |
Governo federal e governos estaduais |
Criando materiais de campanha com auxílio de médicos, profissionais da saúde e agências de publicidades. |
NA |
Incluir informações para o exame de Papanicolau na campanha |
Embora o percentual de exame de Papanicolau esteja alto15será possível aumentar ainda mais a adesão ao fazer a divulgação em massa. |
Em todos os materiais de campanha |
Durante o período de campanha. Nas duas doses. |
Governo federal e governos estaduais |
Criando materiais de campanha com auxílio de médicos, profissionais da saúde e agências de publicidades. |
NA |
Incentivar a prescrição médica |
Utilizar os conselhos federais e regionais para dar diretivas aos médicos sobre a vacina. |
Conselhos federais e regionais |
O tempo todo (deve se tornar rotina diária) |
Governo federal e governos estaduais |
Contatar os conselhos de saúde do Brasil e iniciar um programa para criar diretrizes. |
NA |
Preparar médicos e profissionais de saúde para tirar dúvidas. |
Enviar por meio dos conselhos federais e regionais materiais de apoio para sanar dúvidas do público, incluindo os responsáveis. |
Conselhos federais e regionais |
O tempo todo (deve se tornar rotina diária) |
Governo federal e governos estaduais |
Contatar os conselhos de saúde do Brasil e iniciar um programa para criar diretrizes. |
NA |
Automatizar os cartórios para cadastro automático no ConectSus |
A ideia é que no momento do registro de um recém-nascido o cartório possa de forma automática criar um cadastro da criança no ConectSus ou gerar um código de acesso que permita o controle da vacinação da criança pelo sistema desde o nascimento. |
Cartórios e aplicativo |
O tempo todo (deve se tornar rotina diária) |
Governo federal e governos estaduais |
Criar uma função para interligar os sistemas dos cartórios com o ConectSus. |
NA |
Combater a desinformação (antivaxx) |
Esses grupos radicais estão crescendo rapidamente e a internet tem facilitado a divulgação das informações falsas. Devem ser combatidos antes que a questão se torne ainda mais grave. |
Em todo o território nacional |
O tempo todo. |
Governo federal e governos estaduais |
A desinformação se combate com informação confiável, o que só é possível com investimento em pesquisa para geração de conhecimento. |
NA |
Investimento em pesquisa |
Não é possível avançar como sociedade e como país se os investimentos em pesquisas forem suprimidos. A pesquisa gera conhecimento e informações relevantes que determinam como o país deve reagir a determinado problema. O Brasil tem um índice de investimento muito aquém do necessário para geração de conhecimentos relevantes para a sociedade. |
Em todo o território nacional (universidades, hospitais escolas, centros de pesquisa etc.) |
Deve fazer parte do orçamento anual |
Governo federal e governos estaduais |
Os governos estaduais e o federal devem aumentar o orçamento para investimento em pesquisa. Considerando os números atuais, é praticamente impossível um avanço significativo nos próximos anos16. |
NA |