Logomarca do periódico: Sociologia & Antropologia

Open-access Sociologia & Antropologia

Publicação de: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Área: Ciências Humanas Versão impressa ISSN: 2236-7527
Versão on-line ISSN: 2238-3875

Nossa Missão

Publicar artigos inéditos nas áreas de Sociologia e Antropologia que contribuam para o conhecimento dos processos socioculturais nos contextos brasileiro e mundial e fomentem debates contemporâneos nas Ciências Sociais, colaborando para o seu desenvolvimento.

Artigos mais recentes

A “crise do cuidado” e os cuidados na crise: refletindo a partir da... Continue lendo
A ideologia dos eleitores de bolsonaro Continue lendo
Outros gêneros, outras modernidades: contribuições de marianne weber para... Continue lendo
Confiança social, desigualdade e instituições estatais no brasil Continue lendo
Afinidades periféricas: schwarz encontra gramsci Continue lendo
Maurício de sousa e a natureza do reconhecimento artístico Continue lendo
Personalidades extraordinárias nas críticas teatrais de decio de almeida prado Continue lendo
Reforma trabalhista, pandemia e implicações sobre as mulheres Continue lendo
Sérgio buarque de holanda, o modernismo paulista e os indígenas na... Continue lendo
Da imigração indesejada à imigração celebrada: representações da imigração... Continue lendo
Vida de yoga e neo-hiduísmo: identidades e pertencimentos Continue lendo

Notícias

Como traduzir escrita acadêmica para podcasts usando IA generativa [Publicado originalmente no LSE Impact Blog em junho/2024]
2024-06-14 15:00
Como traduzir escrita acadêmica para podcasts usando IA generativa [Publicado originalmente no LSE Impact Blog em junho/2024]

Um dos benefícios da IA generativa é a capacidade de transformar...

Continue lendo
Educação em Revista: desafios editoriais e possibilidades científicas
2024-06-07 14:00
Educação em Revista: desafios editoriais e possibilidades científicas

A trajetória da Educação em Revista reflete seu compromisso com a...

Continue lendo
A Universidade Aberta do Brasil na gestão da permanência discente em cursos de pedagogia
2024-06-07 10:00
A Universidade Aberta do Brasil na gestão da permanência discente em cursos de pedagogia

O crescimento da educação a distância (EaD) no Brasil, associado...

Continue lendo
Plataforma web pode revolucionar o processo de correção de redações
2024-06-06 14:00
Plataforma web pode revolucionar o processo de correção de redações

Em busca de uma alternativa para o laborioso processo de correção...

Continue lendo
Como os jovens vivenciam a democratização do acesso ao ensino superior?
2024-06-06 10:00
Como os jovens vivenciam a democratização do acesso ao ensino superior?

A expansão educacional, marcada pela tensão entre meritocracia e...

Continue lendo
Práticas pedagógicas para a permanência estudantil
2024-06-05 10:00
Práticas pedagógicas para a permanência estudantil

A Educação Profissional vem passando por transformações, de modo...

Continue lendo
Construções coletivas: a avaliação por pares aberta de um artigo sobre literatura indígena
2024-06-04 10:00
Construções coletivas: a avaliação por pares aberta de um artigo sobre literatura indígena

A avaliação por pares aberta é fundamental para assegurar a...

Continue lendo
Educação em Revista completa 39 anos em publicação de pesquisas acadêmicas: entrevista com o editor
2024-06-03 14:00
Educação em Revista completa 39 anos em publicação de pesquisas acadêmicas: entrevista com o editor

Em entrevista, o editor-chefe do periódico Educação em Revista...

Continue lendo
Contribuições da Educação em Revista para o avanço da Ciência Aberta no Brasil
2024-06-03 10:00
Contribuições da Educação em Revista para o avanço da Ciência Aberta no Brasil

Desde 2021, a Educação em Revista tem estado comprometida com a...

Continue lendo
Abertura de dados na pesquisa em Educação em Ciências: editorial da Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências destaca perspectivas e desafios
2024-05-20 10:00
Abertura de dados na pesquisa em Educação em Ciências: editorial da Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências destaca perspectivas e desafios

Editorial discute os desafios e benefícios da abertura de dados na...

Continue lendo

Nossa Missão

Publicar artigos inéditos nas áreas de Sociologia e Antropologia que contribuam para o conhecimento dos processos socioculturais nos contextos brasileiro e mundial e fomentem debates contemporâneos nas Ciências Sociais, colaborando para o seu desenvolvimento.

Artigos mais
recentes

A “crise do cuidado” e os cuidados na crise: refletindo a partir da... Continue lendo
A ideologia dos eleitores de bolsonaro Continue lendo
Outros gêneros, outras modernidades: contribuições de marianne weber para... Continue lendo
Confiança social, desigualdade e instituições estatais no brasil Continue lendo
Afinidades periféricas: schwarz encontra gramsci Continue lendo
Maurício de sousa e a natureza do reconhecimento artístico Continue lendo
Personalidades extraordinárias nas críticas teatrais de decio de almeida prado Continue lendo
Reforma trabalhista, pandemia e implicações sobre as mulheres Continue lendo
Sérgio buarque de holanda, o modernismo paulista e os indígenas na... Continue lendo
Da imigração indesejada à imigração celebrada: representações da imigração... Continue lendo
Vida de yoga e neo-hiduísmo: identidades e pertencimentos Continue lendo

Notícias

Como traduzir escrita acadêmica para podcasts usando IA generativa [Publicado originalmente no LSE Impact Blog em junho/2024]
2024-06-14 15:00
Como traduzir escrita acadêmica para podcasts usando IA generativa [Publicado originalmente no LSE Impact Blog em junho/2024]

Um dos benefícios da IA generativa é a capacidade de transformar...

Continue lendo
Educação em Revista: desafios editoriais e possibilidades científicas
2024-06-07 14:00
Educação em Revista: desafios editoriais e possibilidades científicas

A trajetória da Educação em Revista reflete seu compromisso com a...

Continue lendo
A Universidade Aberta do Brasil na gestão da permanência discente em cursos de pedagogia
2024-06-07 10:00
A Universidade Aberta do Brasil na gestão da permanência discente em cursos de pedagogia

O crescimento da educação a distância (EaD) no Brasil, associado...

Continue lendo
Plataforma web pode revolucionar o processo de correção de redações
2024-06-06 14:00
Plataforma web pode revolucionar o processo de correção de redações

Em busca de uma alternativa para o laborioso processo de correção...

Continue lendo
Como os jovens vivenciam a democratização do acesso ao ensino superior?
2024-06-06 10:00
Como os jovens vivenciam a democratização do acesso ao ensino superior?

A expansão educacional, marcada pela tensão entre meritocracia e...

Continue lendo
Práticas pedagógicas para a permanência estudantil
2024-06-05 10:00
Práticas pedagógicas para a permanência estudantil

A Educação Profissional vem passando por transformações, de modo...

Continue lendo
Construções coletivas: a avaliação por pares aberta de um artigo sobre literatura indígena
2024-06-04 10:00
Construções coletivas: a avaliação por pares aberta de um artigo sobre literatura indígena

A avaliação por pares aberta é fundamental para assegurar a...

Continue lendo
Educação em Revista completa 39 anos em publicação de pesquisas acadêmicas: entrevista com o editor
2024-06-03 14:00
Educação em Revista completa 39 anos em publicação de pesquisas acadêmicas: entrevista com o editor

Em entrevista, o editor-chefe do periódico Educação em Revista...

Continue lendo
Contribuições da Educação em Revista para o avanço da Ciência Aberta no Brasil
2024-06-03 10:00
Contribuições da Educação em Revista para o avanço da Ciência Aberta no Brasil

Desde 2021, a Educação em Revista tem estado comprometida com a...

Continue lendo
Abertura de dados na pesquisa em Educação em Ciências: editorial da Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências destaca perspectivas e desafios
2024-05-20 10:00
Abertura de dados na pesquisa em Educação em Ciências: editorial da Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências destaca perspectivas e desafios

Editorial discute os desafios e benefícios da abertura de dados na...

Continue lendo
location_on
Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro