Resumo
Inspirada pelas contribuições da Nova Sociologia Econômica, a discussão trazida aqui considera os mercados como processos sociais complexos, integrando elementos econômicos, estruturas relacionais, institucionais e culturais. Focando no Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco, este artigo tem como objetivo explorar os vínculos entre relações pessoais e economia presentes nas transações produtivas e comerciais na região. Os resultados destacam que o sistema de produção e comercialização de roupas está intrinsecamente ligado a valores sociais e culturais, como a importância do trabalho familiar e a presença de laços de reciprocidade, confiança e solidariedade. A pesquisa de campo revela que a dinâmica econômica do polo está entrelaçada com outras esferas da vida social, pois pensar o trabalho no polo significa pensar em família; e pensar comércio implica pensar em redes de relações pessoais e de confiança.
Palavras-chave: Nova Sociologia Econômica (NSE); Mercados; Relações pessoais; Vida econômica; Polo de confecções do agreste de Pernambuco