Gilmar Rocha
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil gr@id.uff.brUniversidade Federal do Rio de JaneiroBrasilRio de Janeiro, RJ, BrasilUniversidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil gr@id.uff.br
Sandra Pereira Tosta
Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil sandratostaeduc@gmail.comUniversidade de São PauloBrasilSão Paulo, SP, BrasilUniversidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil sandratostaeduc@gmail.com
Gilmar Rocha é doutor em Antropologia Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor associado do Departamento de Artes e Estudos Culturais (RAE) e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador nas áreas de Teorias da Antropologia, Corpo, Cultura Popular e Educação. Publicou, entre outros livros, O rei da Lapa: Madame Satã e a malandragem carioca. (Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004); Mauss & a educação (Belo Horizonte: Autêntica, 2011); A magia do circo: etnografia de uma cultura viajante (Rio de Janeiro: Lamparina-FAPERJ, 2013). Coordena o Grupo de Pesquisa Artesanias, Paisagens Corporais e Culturas Populares. Bolsista de Produtividade do CNPq.
Sandra Pereira Tosta é doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), professora visitante da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), coordenadora do EDUC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Culturas e integrante da Argonautas - Rede de Pesquisadores em Antropologia e Educação. Pesquisadora nas áreas de Antropologia Urbana; Antropologia, Etnografia e Educação; Antropologia e Mídia; Infância, Adolescência e Juventude: identidades e relações étnico-raciais, geração, religião; Desigualdades, Diferença, Diversidade; e Violência em Meio Escolar. Autora e coautora de artigos e livros: Border dialogues: a study on Education and School in Brazilian Anthropology (Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, 2020); Comunicação, arte e educação em John Dewey (Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, 2019); O campo, o museu e a escola: antropologia e pedagogia em Franz Boas (Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 23, 2017); Brasil/Argentina: apontamentos sobre uma etnografia para a escola na América Latina (Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, 2017); Territórios de Cultura-educação, arte e tecnologia na cidade de Belo Horizonte MG/Brasil (Belo Horizonte: Editora PUC, 2020).