Envio do hiperlink por meio dos contatos de pesquisadores do grupo Desenvolvimento Trabalho e Ambiente (DTA). |
Pesquisadores, trabalhadores automotivos e outras pessoas da rede de contatos do DTA. |
O envio do hiperlink para outras pessoas dependeu da predisposição em ajudar na divulgação junto ao público-alvo. |
Alto |
Divulgação interna pela gerência da JLR. |
Todos os trabalhadores da JLR. |
A JLR divulgou o hiperlink nos seus canais internos de comunicação, o que se mostrou muito eficaz. |
Muito alto |
Envio do hiperlink em grupos de WhatsApp. |
Pessoas da rede de contatos do DTA e outros participantes desses grupos. |
Pessoas conhecidas e participantes dos grupos responderam o formulário em razão do contato com pesquisadores do DTA. |
Médio |
Postagens na página do Facebook do DTA. |
Todos os seguidores da página do DTA. |
Foram observados muitos compartilhamentos em páginas individuais, mas a quantidade de respostas foi relativamente baixa. |
Baixo |
Postagens em grupos do Facebook relacionados às montadoras. |
Todos os participantes dos grupos. |
O hiperlink foi postado em grupos dos municípios da RGI de Resende, mas a interação foi baixa. |
Muito baixo |
Postagens na página de LinkedIn do DTA. |
Todos os contatos da página do DTA. |
Sendo o LinkedIn uma rede direcionada para conexões profissionais e sendo todas as conexões vinculadas ao público-alvo, o retorno dos respondentes foi razoável. |
Médio |
Divulgação via jornais |
Todos os leitores interessados na indústria automotiva sul fluminense. |
Os jornais O Dia e Diário do Vale publicaram matérias sobre a pesquisa, incluindo o hiperlink. Embora o engajamento tenha sido baixo, as ações ajudaram na divulgação. |
Baixo |
Divulgação na homepage e boletim do Sindmetal-SF. |
Associados do Sindicato. |
O Sindicato informou seus associados sobre a investigação por meio de homepage, boletim e grupo de WhatsApp. |
Médio |
Envio focalizado do hiperlink no LinkedIn. |
Todos os trabalhadores da indústria automotiva regional com página no LinkedIn. |
Foi contratada uma conta premium do LinkedIn, que permitiu o envio individual de mensagens, prescindindo do aceite de contato. Essa estratégia personalizada de abordar potenciais respondentes se mostrou muito eficaz. |
Muito alto |