Resumo
Este artigo introduz o número especial sobre o impacto do livro Material culture and mass consumption, de Daniel Miller, para o debate interdisciplinar das ciências sociais no Brasil. Nesta Apresentação, nós, as organizadoras, fazemos uma revisão das principais ideias contidas no livro - que nunca foi traduzido para o português - , além de considerar algumas críticas que surgiram nas últimas décadas sobre a obra. Abordamos também a relação da teoria do consumo de Miller e sua larga produção em antropologia digital. Em seguida, numa entrevista com o próprio Miller, discutimos algumas das impressões que temos sobre sua perspectiva teórica e trajetória profissional. Por fim, o texto apresenta os quatro artigos originais que, a partir de dados de pesquisa empírica, discutem a pertinência daquele estudo inicial sobre consumo e cultura material para o atual debate teórico sobre materialidades, mídias sociais e trocas interdisciplinares. Além disso, o artigo também introduz a seção Registros de Pesquisa, em que pesquisadores próximos a Miller escrevem sobre a sua produção teórica, colaborações acadêmicas e parceria profissional.
Palavras-chave: Cultura material; consumo; mídia digital