RESUMO
Objetivo: Mapear as estratégias para o ensino de estudantes universitários com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade e identificar as estratégias recomendadas para o ensino desses estudantes que cursam a graduação em enfermagem.
Método: Trata-se de uma revisão de escopo, realizada em dezembro de 2023, em seis bases de dados e no catálogo de teses e dissertações.
Resultados: A seleção resultou em 14 estudos. As estratégias mapeadas foram classificadas em gerais e ativas, entre elas: tempo extra e flexibilização de horário para realizar avaliações; e, aprendizagem baseada em problemas. Já, no contexto da enfermagem, tem-se: promover melhor processo de comunicação, organização e priorização de atividades durante a prática clínica.
Conclusão: É fundamental reconhecer que o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade pode estar presente no estudante universitário. Logo, é necessário que as instituições de ensino superior reflitam sobre as estratégias de ensino inclusivas para esse público-alvo.
DESCRITORES: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; Ensino; Universidades; Enfermagem; Educação
HIGHLIGHTS
Tempo extra e flexibilização de horário estão entre as estratégias de ensino.
Priorizar a prática clínica no ensino de enfermagem para estudantes com TDAH.
Nota-se uma escassez de estudos sobre TDAH na graduação em enfermagem.