Open-access ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM TDAH: REVISÃO DE ESCOPO

RESUMO

Objetivo:  Mapear as estratégias para o ensino de estudantes universitários com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade e identificar as estratégias recomendadas para o ensino desses estudantes que cursam a graduação em enfermagem.

Método:  Trata-se de uma revisão de escopo, realizada em dezembro de 2023, em seis bases de dados e no catálogo de teses e dissertações.

Resultados:  A seleção resultou em 14 estudos. As estratégias mapeadas foram classificadas em gerais e ativas, entre elas: tempo extra e flexibilização de horário para realizar avaliações; e, aprendizagem baseada em problemas. Já, no contexto da enfermagem, tem-se: promover melhor processo de comunicação, organização e priorização de atividades durante a prática clínica.

Conclusão:  É fundamental reconhecer que o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade pode estar presente no estudante universitário. Logo, é necessário que as instituições de ensino superior reflitam sobre as estratégias de ensino inclusivas para esse público-alvo.

DESCRITORES: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; Ensino; Universidades; Enfermagem; Educação

HIGHLIGHTS

Tempo extra e flexibilização de horário estão entre as estratégias de ensino.

Priorizar a prática clínica no ensino de enfermagem para estudantes com TDAH.

Nota-se uma escassez de estudos sobre TDAH na graduação em enfermagem.

location_on
Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro