Logomarca do periódico: Pro-Posições

Open-access Pro-Posições

Publicação de: UNICAMP - Faculdade de Educação
Área: Ciências Humanas Versão on-line ISSN: 1980-6248

Sumário

Pro-Posições, Volume: 35, Publicado: 2024
Ordenar publicações por

Pro-Posições, Volume: 35, Publicado: 2024

Document list
ARTIGOS
Sujeitos históricos e ensino sob a ótica de Eduardo Coutinho: proposta para a formação de professores de história Perinelli Neto, Humberto Paziani, Rodrigo Ribeiro

Resumo em Português:

Resumo O presente trabalho apresenta reflexões sobre as contribuições oportunizadas pelos filmes de conversação de Eduardo Coutinho para delineamento de reflexões associadas ao conceito de sujeito histórico, a ser mobilizado no ensino de história. Tal pesquisa apresenta abordagem qualitativa, natureza aplicada e explicação, mediante emprego de análise bibliográfico, análise documental e observações sistemáticas, segundo perspectiva do tipo ex-post-facto. Os filmes de Coutinho apresentam mulheres, velhos, negros, pobres, periféricos e nordestinos, de modo a tratar com significância suas experiências de vida. A apropriação pedagógica desses filmes é pertinente para construção de processo formativo que se pauta pela abordagem de sujeito histórico a partir de concepções como as dos excluídos/subalternos/de baixo e que é voltado para professores que lecionam História na Educação Básica.

Resumo em Inglês:

Abstract This paper presents reflections on the contributions made by Eduardo Coutinho’s conversation films to outline reflections associated with the concept of historical subject, to be addressed in the teaching of history. This research presents a qualitative approach, applied nature and explanation, using bibliographic analysis, document analysis and systematic observations, from an ex-post-facto perspective. Coutinho’s films feature women, the elderly, blacks, poor, peripheral and northeastern people, in order to treat their life experiences with significance. The pedagogical appropriation of these films is relevant for the construction of a training process that is guided by the approach of the historical subject from conceptions such as those of the excluded/subaltern/from below and which is aimed at teachers who teach History in Basic Education.
ARTICLES
Considerações sobre o ensino médio, a evasão escolar e a juventude no contexto da pandemia na Argentina Corica, Agustina María Vicente, María Eugenia Otero, Analía Elizabeth

Resumo em Português:

Resumo Historicamente, a região latino-americana apresenta evidentes desigualdades sociais e educacionais que estão representadas nas trajetórias educacionais de suas populações juvenis; condições que parecem ser exacerbadas em uma pandemia. O objetivo deste texto é analisar a situação da educação secundária na América Latina e na Argentina, em particular. Para melhor, separe os dados regionais e a extensão do entorno educativo familiar, a região geográfica, a datada e as características da matriz da instituição educativa que faz referência e constitui os processos de educação. Finalmente, este artigo avanza em uma série de aportes em torno dos jovens e sentimentos en pandemia que dotan as conclusões encaminadas para explorar linhas novas de aproximação ao estúdio da educação e da juventude.

Resumo em Espanhol:

Resumen Históricamente, la región latinoamericana presenta evidentes desigualdades sociales y educativas que se encuentran representadas en las trayectorias educativas de sus poblaciones jóvenes; condiciones que parecen exacerbarse en una pandemia. El objetivo de este texto es analizar la situación de la educación secundaria en América Latina y en Argentina, en particular. Para ello, se aportan datos referidos al entorno educativo familiar, la región geográfica, la edad y las características de la matriz de la institución educativa que constituyen procesos de abandono. Finalmente, este artículo avanza en una serie de aportes en torno a los jóvenes y sentimientos en pandemia que orientan las conclusiones a explorar líneas renovadas de acercamiento al estudio de la educación y la juventud.

Resumo em Inglês:

Abstract Historically, the Latin American region presents evident social and educational inequalities that are represented in the educational trajectories of its youth populations; conditions that seem to be exacerbated in a pandemic. The objective of this text is to analyze the situation of secondary education in Latin America and in Argentina, in particular. To that end, regional data is provided referring to the family educational environment, geographical region, age and the characteristics of the educational institution matrix that refer to and constitute abandonment processes. Finally, this article advances on a series of contributions as to young people and feelings in pandemic context that endow the conclusions aimed at exploring renewed lines of approach to the study of education and youth.
ARTIGOS
A política educacional da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC): um olhar a partir da biopolítica Trevisan, Amarildo Luiz

Resumo em Português:

Resumo O artigo procura efetuar o debate sobre o tema da política educacional da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto epistemológico da biopolítica. Agrega autores e obras do cenário mundial que contribuem para elucidar elementos presentes neste contexto, como os conceitos de “vida” e “morte”, “cidadania” e “vida nua”. Apresenta as críticas de alguns educadores brasileiros ao tema, concentrando-se especialmente no diagnóstico de Dermeval Saviani, um dos referenciais importantes da área da política educacional brasileira. Conclui que tais conceitos podem lançar uma nova luz compreensiva sobre o assunto tratado, demonstrando assim a fragilidade de tal política educacional que, ao se pautar por critérios exclusivamente biopolíticos, exclui uma formação ampliada e cidadã.

Resumo em Espanhol:

Resumen El artículo busca efectuar el debate sobre el tema de la política educativa de la nueva Base Común Curricular Nacional (BCCN) en el contexto epistemológico de la biopolítica. Reúne autores y obras del escenario mundial que contribuyen a dilucidar elementos presentes en este contexto, como los conceptos de “vida” y “muerte”, “ciudadanía” y “vida desnuda”. Presenta las críticas de algunos educadores brasileños sobre el tema, centrándose especialmente en el diagnóstico de Dermeval Saviani, una de las referencias importantes en el campo de la política educativa brasileña. Concluye que tales conceptos pueden arrojar una nueva luz integral sobre el tema abordado, demostrando así la fragilidad de tal política educativa. Al guiarse por criterios exclusivamente biopolíticos, esta excluye una educación ampliada y ciudadana.

Resumo em Inglês:

Abstract This article discusses the educational policy of the new Brazilian National Curricular Common Base (NCCB-BNCC) in the epistemological context of biopolitics. It brings together international authors and works that contribute to elucidate elements of this context, such as the concepts of "life" and "death," "citizenship," and "bare life." The text presents the criticisms of some Brazilian educators on the subject, focusing primarily on Dermeval Saviani's diagnosis, one of the important references in the field of Brazilian educational policy. It concludes that such concepts can shed new light on the subject, demonstrating the fragility of this educational policy that, by being exclusively guided by biopolitical criteria, excludes a broader and civic education.
ARTIGOS
Sínteses da apropriação do conceito de Educação Estética de Vigotski no Ensino de Arte brasileiro (2006-2020) Almeida, Marilene Oliveira Barros, Gelka Arruda de Campos, Regina Helena de Freitas Araújo, Christiane Campos de Cañete, Lilian Sipoli Carneiro

Resumo em Português:

Resumo A teoria histórico-cultural, criada pelos pesquisadores russos Vigotski, Leontiev e Luria entre 1920 e 1930, alcança os pesquisadores de Psicologia e Educação no Brasil a partir de 1980, apresentando uma nova dimensão para a formação e atuação desses profissionais. Com base nesse pressuposto, realizou-se revisão sistemática da literatura científica brasileira entre 2006-2020 em busca de artigos publicados em áreas de interseção entre a Psicologia da Educação e a Arte Educação, visando a identificar a circulação, recepção e apropriação do conceito de educação estética de Vigotski. Os resultados encontrados coadunam com estudos de teóricos que consideram os conceitos de “vivência” e “meio” como essenciais para a compreensão da teoria histórico-cultural.

Resumo em Inglês:

Abstract The cultural-historical theory on human cognition, elaborated by the Russian researchers Vygotsky, Leontiev, and Luria between 1920 and 1930, reached psychology and education in Brazil from 1980 onwards, presenting a new dimension for the formation and performance of these professionals. Based on these assumptions, a systematic review of the Brazilian scientific literature between 2006 and 2020 was conducted, in search of articles published in areas of intersection between the psychology of education and art education, aiming to identify the circulation, reception, and appropriation of Vygotsky’s concept of aesthetic education. The results found are in line with studies that consider the concepts of “experience” and “environment” as essential for the understanding of cultural-historical theory.
ARTIGOS
Os efeitos de Maio de 68 na trajetória de Jacques Rancière: a dicotomia althusseriana entre ciência e ideologia colocada em xeque Araújo, Taís

Resumo em Português:

Resumo Após Maio de 68, a dicotomia entre um conhecimento científico e a ideologia, tal como sustentavam os althusserianos, é colocada em xeque em favor de uma valorização dos movimentos políticos irruptivos dos anos 1960, por Jacques Rancière. No presente artigo, analisaremos esse momento de sua trajetória, em que o autor reformula sua compreensão a respeito do significado das revoltas políticas e de sua concepção sobre o saber. Esse debate não é algo circunstancial na obra de Rancière, antes aparece como uma questão que atravessa seu pensamento e contempla ainda seus escritos atuais: a recusa à divisão do saber, suas hierarquias intelectuais e a desconfiança em relação à concepção de que a política necessitaria da teoria como pré-requisito.

Resumo em Espanhol:

Resumen Tras Mayo del 68, la dicotomía entre un tipo de conocimiento científico y la ideología, como sostenían los althusserianos, es puesta en jaque a favor del reconocimiento de movimientos políticos irruptores de los años 60, por Jacques Rancière. En el presente artículo, investigaremos ese momento de tu trayectoria en la cual el autor reformula su comprensión a respecto del significado de las revueltas políticas y su concepción del conocimiento. Esta discusión no es algo circunstancial en la obra de Rancière, sino que se manifiesta como un punto que recurre su pensamiento y se observa aún en sus escritos actuales: el rechazo a la división del saber y sus jerarquías intelectuales y la desconfianza ante la concepción de que la política necesitaría de la teoría como requisito previo.

Resumo em Inglês:

Abstract After the eruption of May 68, the dichotomy between scientific knowledge and ideology, as Althusserians supported, is jeopardized in favor of Jacques Rancière’s valuing of the 1960s boiling political movements. In this essay, we analyze this moment of his path, in which the author rephrases his understanding of the meaning of political revolt and the conception of knowledge. This debate is not circumstantial in Rancière’s work. It first appears as a question crossing his thought and is still present in his current writings: the refusal to divide knowledge and its intellectual hierarchies and the suspicion towards a conception that politics would require theory as a prerequisite.
ARTIGOS
As pessoas que passavam xingavam ela de “macaca”: as facetas do racismo em textos infantis Riolfi, Claudia Costa, Renata de Oliveira

Resumo em Português:

Resumo Como alunos de escolas públicas representam as manifestações de racismo em textos? Por meio da análise da polifonia, foram escrutinadas as nuances do preconceito racial presentes em relatos pessoais de alunos do sexto ano de uma escola pública. Considerar a divisão do locutor permitiu ver como o racismo comparece nas palavras das crianças de 10 a 12 anos. O insulto racial foi a principal marca de racismo reportado. Entretanto, ele nunca aparece na voz do narrador do texto, mas sim, na de outros enunciadores. Percebe-se que as crianças julgam erradas as manifestações racistas, censurando sua ocorrência. Elas são incluídas, entretanto, nas vozes alheias incorporadas nos textos. Conclui-se que a Teoria Polifônica da Enunciação é uma ferramenta útil para aprofundar a compreensão do discurso racista.

Resumo em Inglês:

Abstract How do public school students represent manifestations of racism in texts? Through the analysis of polyphony, we scrutinized the nuances of racial prejudice in personal accounts of sixth-year students from a public school. Considering the speaker's division allowed us to see how racism appears in the words of children aged 10 to 12 years. Racial insults were the main marks of the racism reported. However, it appears never in the voice of the narrator of the text, but always in the voice of other enunciators. We noticed that children judge racist manifestations wrong, censoring their occurrence. However, such manifestations are included in the voices of others incorporated in the texts. We conclude that the Polyphonic Theory of Enunciation is a useful tool to deepen the understanding of racist discourse.
ARTIGOS
Violência escolar e o exercício da autoridade do professor: um estudo com adolescentes de São Paulo Gomes, Aline Morais Mizutani Piccirillo, Debora Theodoro, Renan Komatsu, André Vilela

Resumo em Português:

Resumo Este artigo investigou a violência escolar a partir de um survey longitudinal realizado com adolescentes de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa quantitativa que analisou a relação entre a experiência e a prática de violências pelos adolescentes e suas percepções sobre o clima escolar e sobre a autoridade dos(as) professores(as) por meio de um modelo de equação estrutural. Os resultados demonstraram que a vitimização escolar e a agressão relacional estão relacionadas entre si e influenciam negativamente a avaliação do clima escolar e da legitimidade dos(as) professores(as). Por sua vez, quando os(as) professores(as) exercem seu poder pautados em valores como respeito e imparcialidade, há um efeito positivo sobre a percepção dos alunos, o que pode ser uma chave para evitar os conflitos.

Resumo em Inglês:

Abstract This article investigated school violence based on a longitudinal survey conducted with adolescents in São Paulo. This is a quantitative research that analyzed the relation between the experience and the practice of violence among adolescents and their perceptions of the school climate and teachers’ authority with a structural equation model. Results showed that school victimization and relational aggression are related and negatively influence the evaluation of the school climate and the legitimacy of teachers. In turn, when teachers exercise their power based on values such as respect and impartiality, there is a positive effect on students’ perceptions, which might be a key to avoiding conflicts.
ARTIGOS
Paulo Freire e bell hooks: um encontro nos Estados Unidos Mazza, Débora

Resumo em Português:

Resumo O texto analisa as influências recíprocas entre Paulo Freire e bell hooks a partir do exame de suas biografias, seus trabalhos e escritos. Ele e ela tiveram a oportunidade de se conhecer, e vários autores destacam o impacto exercido pelas primeiras obras de Paulo nas Américas, bem como o efeito de sua passagem pelos Estados Unidos. Freire e hooks publicaram em inglês, tendo aprofundado o debate sobre a politicidade da educação e a percepção das desigualdades de classe, raça e sexo. Contando com fontes bibliográficas e fortuna crítica, o artigo identifica pontos de convergência entre o educador popular e a militante feminista, sugere que se posicionaram no centro do capitalismo global e construíram uma teoria insurgente, desafiando as posições hegemônicas.

Resumo em Espanhol:

Resumen El texto analiza las influencias recíprocas entre Paulo Freire y bell hooks a partir del examen de sus biografías, sus obras y escritos. Él y ella tuvieron la oportunidad de conocerse, y varios autores destacan el impacto de las primeras obras de Paulo en América, así como el efecto de su paso por Estados Unidos. Freire y hooks publicaron en inglés, habiendo profundizado el debate sobre las políticas de educación y la percepción de las desigualdades de clase, raza y género. Apoyándose en fuentes bibliográficas y fortuna crítica, el artículo identifica puntos de convergencia entre la educadora popular y la activista feminista, sugiriendo que se posicionaron en el centro del capitalismo global y construyeron una teoría insurgente, desafiando las posiciones hegemónicas.

Resumo em Inglês:

Abstract This article analyzes the reciprocal influences between Paulo Freire and bell hooks based on the examination of their biographies, works, and writings. Both of them had the opportunity to get to know each other, and several authors highlight the impact exerted by Freire’s early works in the Americas, as well as the effect of his passage through the United States. Freire and hooks published in English, deepening the debate on the politics of education and the perception of inequalities of class, race, and sex. Relying on bibliographic sources and critical literature, the article identifies points of convergence between the popular educator and the feminist militant, suggesting that they have positioned themselves at the center of global capitalism and built an insurgent theory, thus challenging hegemonic positions.
ARTIGOS
Desenvolvimento profissional e preocupações docentes: uma análise com professores de Educação Física brasileiros Vieira, Suelen Vicente Piovani, Verónica Gabriela Silva Both, Jorge

Resumo em Português:

Resumo O objetivo do estudo foi identificar quais são as preocupações apresentadas pelos professores durante o desenvolvimento da carreira que não estão presentes no constructo de preocupações de Fuller e Bown (1975). Participaram da pesquisa 20 professores de Educação Física em diferentes momentos da carreira. Na coleta e análise de dados, utilizaram-se a entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo. Foram evidenciadas duas dimensões de preocupações emergentes: políticas públicas e questões sociais, presentes durante toda a carreira. Foram encontrados dois indicadores para a dimensão consigo: formação docente e saúde. As preocupações emergentes dos professores de Educação Física permeiam as situações existentes entre a escola e o contexto social e que afetam a rotina escolar.

Resumo em Inglês:

Abstract This study investigates teachers' concerns during career development that are not present in Fuller and Bown's (1975) construct of concerns. Twenty Physical Education teachers at different stages of their careers participated in the research. Semi-structured interviews and content analysis were used to collect and analyze data. Two dimensions of emerging concerns were evidenced: public policies and social issues. Two emerging indicators for the Self dimension were found: teacher education and health. The emerging concerns of Physical Education teachers permeate the existing situations between school and the social context, affecting school routine.
ARTIGOS
Palhaceando pelo Brasil: um panorama sobre o ensino de palhaças e palhaços brasileiros Braccialli, Felipe Bortoleto, Marco Antonio Coelho

Resumo em Português:

Resumo Sedimentada na cultura moderna e fortemente atrelada ao circo, a arte do palhaço e da palhaça revela-se como um profícuo espaço para a reflexão da formação artística. Este artigo pretende oferecer um olhar crítico para os processos que os formadores e as formadoras de palhaços e palhaças receberam em suas formações artísticas. A partir dos dados resultantes de um questionário online realizado em 2019 e divulgado em redes sociais, encontramos 110 profissionais do ensino da palhaçada espalhados pelas cinco regiões do Brasil. Ao analisar as respostas obtidas, podemos delinear um primeiro entendimento dos diversos processos de formação de palhaços e palhaças que estão acontecendo no país. Um olhar crítico para o que foi e está sendo feito possibilita um aperfeiçoamento do que poderá ser aprimorado no futuro.

Resumo em Inglês:

Abstract Rooted in modern culture and strongly linked to the circus, the art of the clown and of clowning reveals itself as a fruitful space for the reflection on artistic training. This article aims to provide a critical look at the processes that trainers of clowns had received in their artistic training. From the data resulting from an online questionnaire carried out in 2019 and disseminated on social networks, we found 110 professionals in the teaching of clowning spread across the five regions of Brazil. By analyzing the obtained responses, we can have a first understanding of the various processes of clown formation currently taking place in the country. A critical look at what has been and is being done allows improving what can be done in the future.
ARTIGOS
Crítica e virtude como autoformação do sujeito: Judith Butler como leitora de Michel Foucault 1 2 3 Dalbosco, Cláudio Almir Cenci, Angelo Vitório Goergen, Pedro Laudinor

Resumo em Português:

Resumo Judith Butler explora produtivamente a ampliação do espectro do conceito de “crítica” em Foucault. O nexo entre crítica e formação e entre autocrítica e autoformação permeia a argumentação dos dois autores, mas Butler indica o quanto a própria crítica como virtude, tematizada por Foucault, precisa da dimensão formativa para poder esclarecer a si mesma num contexto teórico pós-fundacionalista e de normatividade não prescritiva. Pretende-se mostrar que, com esse passo, a reconstrução do problema feita por Butler alcança novo patamar, tanto clareando o significado de autoformação do sujeito quanto indicando, com maior precisão, o novo sentido assumido pela noção foucaultiana de “crítica” como virtude.

Resumo em Inglês:

Abstract Judith Butler productively explores the broadening of the spectrum of Foucault’s concept of “critique”. The nexus between critique and formation and between self-critique and self-education permeates the arguments of the two authors. Still, Butler indicates how much critique itself as virtue, discussed by Foucault, needs the formative dimension to be able to clarify in a post-foundationalist theoretical context of non-prescriptive normativity. This article intends to show that, with this step, Butler’s reconstruction of the problem reaches a new level, both clarifying the meaning of self-formation of the subject and more accurately indicating the new meaning assumed by the Foucauldian notion of “critique” as virtue.
ARTIGOS
O direito à educação infantil do/no campo: um estudo sobre grupos de pesquisas no CNPq Vieira, Emilia Peixoto Teles, Isabela Fernandes

Resumo em Português:

Resumo O artigo apresenta um mapeamento dos Grupos de Pesquisa que estudam a Educação Infantil do Campo e encontram-se cadastrados no CNPq. O interesse pela temática surgiu ao se constatar que a única pesquisa nacional sobre a Educação Infantil do Campo e a caracterização das práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos de idade residentes em área rural no Brasil foi finalizada em 2012. Neste texto, emprega-se a metodologia de levantamento bibliográfico. Os resultados mostram que são poucos os grupos de pesquisa voltados para a Educação Infantil do Campo. Há a necessidade de estudos que priorizem as marcas, os espaços, as vivências de uma criança habitante do campo e a formação de professores para a Educação Infantil do/no Campo.

Resumo em Espanhol:

Resumen El artículo presenta un mapeo de Grupos de Investigación que estudian Educación Infantil del Campo y están registrados en la base de datos del CNPq. El interés por el tema surgió cuando se constató que la única investigación nacional sobre Educación Infantil del Campo y prácticas educativas con niños de 0 a 6 años residentes en zonas rurales de Brasil se completó en 2012. En este texto se utiliza la metodología de levantamiento bibliográfico. Los resultados muestran que existen pocos grupos de investigación centrados en la Educación Infantil del Campo. Se necesitan estudios que prioricen tanto las marcas, los espacios y las experiencias de un niño que vive en el medio rural como la formación de docentes para la Educación Infantil en/del Campo.

Resumo em Inglês:

Abstract The text presents a mapping of the Research Groups that study Early Childhood Education in the Countryside and are registered in the database of the CNPq. The interest in the subject arose when it was found that the only national survey about Early Childhood Education in the Countryside and characterization of educational practices with children from 0 to 6 years of age living in rural areas in Brazil was completed in 2012. In this text, the methodology of bibliographic survey is used. The results show that there are few research groups focused on Early Childhood Education in the Countryside. There is a need for studies that prioritize brands, spaces, the experiences of a child who lives in rural areas and the training of teachers to Early Childhood Education of/in the Countryside.
ARTIGOS
O uso do Banco de Dados de uma pesquisa longitudinal e etnográfica: discussões teórico-metodológicas Penafiel, Kelly Jessie Queiroz Gomes, Maria de Fátima Cardoso

Resumo em Português:

Resumo Este artigo apresenta discussão teórico-metodológica sobre uma pesquisa longitudinal e etnográfica desenvolvida de fevereiro de 2017 a março de 2020, a partir da construção de um Banco de Dados composto por videogravações, anotações em diário de campo e coleta de artefatos. Os registros permanentemente disponíveis possibilitam o desenvolvimento de pesquisas de mestrado e doutorado, inclusive, durante a pandemia da Covid-19. Considera-se que a postura êmica, a visão histórico-cultural dos sujeitos da pesquisa e a lógica de investigação construída coletivamente, por um lado, viabilizam fazer Etnografia por meio do Banco de Dados. Por outro lado, há limitações, que são compensadas pelo trabalho solidário e coletivo dos pesquisadores, quando uma das pesquisadoras participou pouco de sua construção.

Resumo em Espanhol:

Resumen Presentamos una discusión teórico-metodológica generada a partir de una investigación longitudinal y etnográfica, desarrollada entre febrero de 2017 y marzo de 2020, usando una base de datos compuesta por registros en vídeo, anotaciones en diario de campo y colecta de artefactos. Estos registros posibilitan el desarrollo de trabajos de maestría y doctorado, inclusive durante la pandemia de Covid-19. Consideramos que la postura Emica, el enfoque histórico-cultural de los sujetos de investigación y la construcción colectiva de la misma, posibilitan hacer etnografía usando bases de datos. Aunque se presentan dificultades, estas son compensadas por el trabajo colectivo y solidario de los investigadores, por ejemplo, en el caso de alguien que no participó activamente de la construcción de la base de datos.

Resumo em Inglês:

Abstract This article presents a theoretical and methodological discussion on a longitudinal and ethnographic research carried out from February 2017 to March 2020, based on the construction of a Database consisting of video recordings, field diary notes, and a collection of artifacts. Permanently available records enable the development of master's and doctoral studies, including during the Covid-19 pandemic. On the one hand, the emic stance, the historical-cultural view of the research subjects, and the collectively constructed ilogic of inquiry enabled the development of ethnography through the Database. On the other hand, there are limitations, which can be amended by researchers' solidary and collective work, when one of them participated very little in constructing such records.
ARTIGOS
A patrimonialização da escola: implementação de espaços de memória em instituições educacionais de Sergipe (2005- 2018) Oliveira, João Paulo Gama Souza-Chaloba, Rosa Fátima de

Resumo em Português:

Resumo A partir do desafio de inserir o patrimônio escolar no debate do campo do patrimônio e sua preservação, busca-se analisar os espaços de memória escolar criados em Sergipe entre os anos de 2005 e 2018. Dialogamos, de maneira mais específica, com a concepção de “patrimonialização” da escola e a necessidade de valorizar as singularidades e especificidades dos sujeitos escolares. Trata-se de cinco acervos salvaguardados em instituições públicas e privadas, que contam com documentos e objetos que revelam práticas educativas de distintos períodos históricos, níveis de ensino e públicos atendidos. Destacamos como tais projetos foram materializados e o papel da comunidade nos caminhos trilhados pelo grupo de sujeitos que participou da constituição de seus acervos, com escolhas e finalidades distintas.

Resumo em Inglês:

Abstract Considering the challenge of inserting school patrimony in debates within the field of patrimony and its preservation, this study seeks to analyze school memory spaces created in Sergipe between 2005 and 2018. More specifically, a dialogue with the concept of school “patrimonialization” is established, in addition to a discussion about the need to value the singularities and specificities of school subjects. Given this end, the sources include five collections safeguarded in public and private institutions, which consist of documents and objects that reveal educational practices from different historical periods, teaching levels, and public assisted. In this sense, this research highlights the materialization of these projects and the role of the community in relation to the paths taken by the group of subjects who contributed to the construction of their archives, with distinct choices and aims
ARTIGOS
Escrita e reescrita de narrativas ficcionais orientadas pelas propostas criativas de Gianni Rodari Dalla-Bona, Elisa Maria Stapassoli, Danielle Mari

Resumo em Português:

Resumo Gianni Rodari apresenta propostas lúdicas que se mostram alternativas consistentes para o desenvolvimento de produções textuais em sala de aula. Para o autor, o erro não é algo equivocado e a ser consertado, mas uma possibilidade criativa de escrita e reescrita. Nesta pesquisa-ação o objetivo é analisar os resultados da aplicação de algumas das propostas rodarianas no processo de escrita e reescrita das narrativas ficcionais dos estudantes de uma turma do 5.º ano, em um colégio particular do município de Curitiba. A pesquisa ressalta a eficácia da utilização dessas propostas e destaca-as como possibilidades na formação de leitores e escritores do literário já nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Resumo em Inglês:

Abstract Gianni Rodari (1982) presents consistent and entertaining alternatives for classroom textual production. Accordingly, an error is not a mistake to be corrected but a creative possibility of writing and rewriting. The objective of this action-research was to analyze the results of applying Rodarian proposals to the process of writing and rewriting fictional stories of 5th-grade students at a private school in Curitiba, Brazil. We conclude that the proposals efficiently formed literary readers and writers in elementary school.
ARTIGOS
Evasão de curso e do sistema na graduação de saúde coletiva Sousa, Sandra Carvalho de Almeida, Alexandre Nascimento Castioni, Remi Pires, Maria Raquel Gomes Maia

Resumo em Português:

Resumo Esta investigação buscou entender as causas da evasão no curso de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília, no campus de Ceilândia. A coleta de dados foi efetuada por meio de questionário aplicado aos estudantes evadidos e não evadidos do curso, alcançando uma amostra de 147 respondentes. A análise dos resultados ocorreu pela regressão logística multinomial, identificando as causas que levam o estudante a mudar de curso ou deixar o ensino superior. As causas da evasão estiveram associadas com questões individuais, familiares e institucionais, porém se manifestando de forma diversa na evasão do curso e do ensino superior. Os resultados corroboram que esses fenômenos são distintos e influenciados de forma variada, pelas mesmas ou por diferentes variáveis.

Resumo em Espanhol:

Resumen Esta investigación buscó comprender las causas de la deserción de la carrera en Salud Colectiva de la Universidad de Brasilia en el campus de Ceilândia (Brasil). Para la recolección de datos se aplicó un cuestionario a los estudiantes que abandonaron y que no abandonaron la carrera, quienes compusieron la muestra de 147 encuestados. Los resultados se analizaron mediante regresión logística multinomial que identificó las causas que llevaron a los estudiantes a cambiar de carrera o abandonar la educación superior. Las causas de la deserción se asociaron a cuestiones individuales, familiares e institucionales, sin embargo, se manifestaron de manera diferente en la deserción de la carrera y de la educación superior. Los resultados coincidieron que estos son fenómenos distintos e influenciados de diferente manera por las mismas o diferentes variables.

Resumo em Inglês:

Abstract This research aimed to understand dropout causes in the collective health program at the University of Brasília, Ceilândia campus. Data were collected by using a questionnaire applied to dropout and enrolled students from the program, reaching a sample of 147 respondents. Results were analyzed by multinomial logistic regression, identifying the causes that lead students to change programs or leave higher education. Dropout causes were associated with individual, family, and institutional issues, occurring differently in program and higher education dropouts. Results corroborate that program and system dropout are distinct phenomena that are influenced in different manners by the same or different variables.
ARTIGOS
A aprendizagem ao longo da vida e a infinita reinvenção profissional Oliveira, Erinaldo Silva Saraiva, Karla

Resumo em Português:

Resumo O objetivo deste artigo é analisar como os sujeitos trabalhadores são direcionados para a adaptação e renovação por meio da aprendizagem ao longo da vida. A empiria é constituída por matérias do jornal Valor Econômico e quatro entrevistas. Já a análise apresenta três mecanismos: direcionamento dos sujeitos para uma busca permanente por atualizações; necessidade de adaptações intermináveis; e encaminhamento dos sujeitos para uma competição e individualização desenfreada. As considerações finais apontam que, por estarem em guerra consigo mesmos e com os outros, tais sujeitos sentem que precisam, de alguma forma, estar sempre atrás de uma nova habilidade que lhes proporcione algum diferencial e produza trabalhabilidade.

Resumo em Inglês:

Abstract The objective of the article is to analyze how working subjects are directed toward adaptation and renewal through lifelong learning. The empirical material consists of articles from the newspaper Valor Econômico and four interviews. The analysis presents three mechanisms: directing the subjects to a permanent search for updates; the need for endless adaptations; and directing the subjects to an unrestrained competition and individualization. The final considerations point out that, for being at war with themselves and with others, these subjects feel that they need, somehow, to be always after a new ability that will give them some differential and produce workability.
LEITURAS E RESENHAS
Constelações freirianas: lutas, afetos e memórias Dias Júnior, Antonio Carlos Pereira, Aline de Souza
LEITURAS E RESENHAS
Memórias de professoras e o uso de cartas como ferramenta pedagógica Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra Bisconsini, Camila Rinaldi Pires, Ademir Faria Vinholes, Lara Pizani, Juliana

Resumo em Português:

Resumo Esta resenha visa discutir e apresentar a obra intitulada Memórias da educação física na escola: cartas de professoras, de Eliana Ayoub. O objetivo apresentado é promover reflexões a respeito da educação física (EF), do corpo e da gestualidade na escola, a partir das narrativas de alunas-professoras participantes do Programa Especial de Formação de Professores em Exercício na Rede Municipal dos Municípios da Região Metropolitana de Campinas. Fruto da tese de livre docência da autora, as cartas que compõem o livro relacionam processos formativos em que Ayoub vivenciou ao longo de suas experiências como professora, pesquisadora e como aluna no universo da EF, entretecidos com suas experiências de vida e dos sujeitos presentes nessa trajetória.

Resumo em Inglês:

Abstract This review aims to discuss and present the writing entitled Memories of physical education at school: letters from teachers, by Eliana Ayoub. The presented objective is to promote reflections about physical education (PE), the body, and gestures at school, based on the narratives of student-teachers participating in the Special Training Program for Teachers in Exercise in the Municipal Organization of Municipalities in the Metropolitan Region of Campinas. As a result of the author's professor habilitation thesis, the letters that compose the book relate education processes which Ayoub experienced throughout her experiences as a teacher, researcher, and student in the PE universe, intertwined with her life experiences and the subjects present in this trajectory.
LEITURAS E RESENHAS
Narrativas míticas como patrimônio da cultura imaterial do Ibitipoca Targino, Arcenira Resende Lopes
NOMINATA
Agradecimentos
ERRATA
ERRATA
location_on
UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro